No exercício final do Logica II, meu programa não está perfeito. Ao testa-lo, ele executa as funções conforme solicitado pelo professor, porém as vezes ele apresenta um ponto em cima da paleta de cores. Da pra resolver sem adotar a mesma solução proposta pelo instrutor??
O que eu fiz foi colocar só uma condição dentro do desenha, em vez de criar uma nova função. Tentei pensar o que o Java esta executando, mas não consegui a resposta. Outra coisa interessante é que nem sempre esse ponto aparece na paleta. Alguém pode ajudar?
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
if(x<150 && y<50){
desabilitaDesenhar();
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function escolheCor(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x>0 && x<50 && y<50){
corAtual = 'red'
}
if(x>50 && x<100 && y<50){
corAtual = 'green'
}
if(x>100 && x<150 && y<50){
corAtual = 'blue'
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onclick = escolheCor;
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>