No exercício final do Logica II, meu programa não está perfeito. Ao testa-lo, ele executa as funções conforme solicitado pelo professor, porém as vezes ele apresenta um ponto em cima da paleta de cores. Da pra resolver sem adotar a mesma solução proposta pelo instrutor??
O que eu fiz foi colocar só uma condição dentro do desenha, em vez de criar uma nova função. Tentei pensar o que o Java esta executando, mas não consegui a resposta. Outra coisa interessante é que nem sempre esse ponto aparece na paleta. Alguém pode ajudar?
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }
    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }
    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }
    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
            if(x<150 && y<50){
                desabilitaDesenhar();
            }
        }
    }
    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }
    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }
    function escolheCor(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if(x>0  && x<50 && y<50){
            corAtual = 'red'
        }
         if(x>50  && x<100 && y<50){
            corAtual = 'green'
        }
         if(x>100  && x<150 && y<50){
            corAtual = 'blue'
        }
    }
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
    tela.onclick = escolheCor;
    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script> 
            