1
resposta

Quarto e banheiro. E depois?

Fiz o quarto, o banheiro. Depois percebi que tenho a necessidade de uma cozinha. Percebi que o telhado que foi feito para o quarto e o banheiro teriam que ser refeitos para eu conseguir encaixar a cozinha no projeto. Essa adaptação pode ser prevista? Poderia já ter feito um telhado que pudesse ser expandido para outros cômodos com a menor intervenção possível, sem caracterizar Waterfall?

1 resposta

Diógenes, tudo bom?

Pensando em Ágil, o resultado foi executado da forma como se imaginava que seria no momento e de forma a retornar o maior valor possível.

Sim, nesse exemplo o telhado terá que ser refeito. A equipe vai aprender com isso e da próxima vez utilizará patterns e tecnologias que evitem o impacto dessa mudança. Vale lembrar também que num projeto ágil as pessoas teriam ideia de que em algum momento a cozinha seria necessária, isso seria um Épico, mesmo não tendo todos os detalhes. Com essa informação eles deveriam ter previsto essa mudança, informado ao PO para que esse tivesse ciência do débito técnico que poderiam adquirir ao fazer um telhado sem prever a cozinha.

Acho sempre a comparação com construção civil ruim pq nela é obrigatório seguir um plano (planta) que foi exaustivamente pensada e calculada. Isso acontece até por conta de requisitos legais, ao contrário do que acontece com software.