1
resposta

Quanto por cento da base para uma amostra ser válida

Fiquei em dúvida sobre a taxa amostral. Quanto por centro da base de dados que possui pode ser considerado legal (partindo o pressuposto que a extração dos dados para a amostra está sendo feito da maneira correta).

Por exemplo, tenho um banco de dados com 10.000 linhas, se fosse fazer uma amostragem aleatória simples, precisaria utilizar quantos dessas 10.000?

Ou seja, qual o tamanho da colhe? hahaha

1 resposta

Olá Maryucha, tudo bem? Espero que sim!

Depende do grau de confiança que quer ter, existem algumas fórmulas para calcular o tamanho da amostra de uma população.

Vou deixar aqui um site que te fornece o tamanho de uma amostra com base no grau de confiança e margem de erro. Além disso ele explica alguns detalhes como a diferença entre tipos de pesquisa e coloca a fórmula utilizada para o cálculo do tamanho da amostra pelo site:

https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/

Testei para uma população de 10.000, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 5% e obtive uma amostra de tamanho 370. Abaixando a margem de erro para 2%, obtive 1937.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software