1
resposta

Quanto cobrar em um plano de marketing?

Oii equipe da Alura, tudo certo?

Estou estudando para ser Social Media e já tenho minha esteira de proudutos. Na esteira eu coloquei o serviço de Plano de Marketing, que por sinal eu aprendi a fazer aqui na Alura. Sobre precificação:

  • Quanto que eu posso cobrar nesse serviço?
  • Podem me dar uma sugestão de valor mínimo e máximo?
  • Coloco um preço fixo ou faço um orçamento para cada empresa?
  • Levando em conta o orçamento, o que eu levo em consideração na hora de cobrar?

Estou perdida nesse sentido.

Desde já agradeço :)

1 resposta

Oi, Beatriz, tudo bem?

Que legal ver você se dedicando e já estruturando sua esteira de produtos! Vamos às suas dúvidas sobre precificação de um Plano de Marketing:

  1. Quanto cobrar nesse serviço? A precificação pode variar bastante dependendo de diversos fatores, como a complexidade do plano, o tamanho da empresa cliente, a concorrência e a sua experiência no mercado.

  2. Sugestão de valor mínimo e máximo: Não existe uma regra fixa, mas, para te dar uma ideia, profissionais iniciantes costumam cobrar entre R$ 500 a R$ 2.000 por um plano de marketing básico. Profissionais mais experientes podem cobrar valores que variam de R$ 3.000 a R$ 10.000 ou mais, dependendo da complexidade do projeto.

  3. Preço fixo ou orçamento personalizado? Depende muito do seu modelo de negócio. Um preço fixo pode ser mais fácil de comunicar e vender, especialmente para clientes menores. No entanto, um orçamento personalizado permite que você ajuste o preço conforme a demanda e a complexidade do trabalho.

  4. O que levar em consideração na hora de cobrar?

    • Tamanho e setor da empresa: Empresas maiores ou de setores mais competitivos podem demandar um trabalho mais detalhado e, portanto, justificar um preço mais alto.
    • Complexidade do projeto: Um plano de marketing que inclui pesquisa de mercado, análise de concorrência, estratégias detalhadas e acompanhamento contínuo será mais caro do que um plano mais simples.
    • Tempo e recursos necessários: Considere o tempo que você vai dedicar ao projeto e os recursos que precisará (software, ferramentas, etc.).
    • Sua experiência e portfólio: Se você já tem experiência e um portfólio robusto, pode cobrar mais por isso.

Por exemplo, se você está começando e vai fazer um plano de marketing para uma pequena empresa local, pode começar com algo em torno de R$ 500 a R$ 1.000. Já para uma empresa de médio porte, pode considerar algo entre R$ 2.000 a R$ 4.000, dependendo do que será incluído no plano.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.