Olá pessoal,
Alguém que já trabalha como social media manager poderia dar uma idéia de valores que podemos cobrar para gerenciar as redes sociais de um cliente?
Por exemplo, para realizar postagens diárias em perfis de Instagram e Facebook.
Olá pessoal,
Alguém que já trabalha como social media manager poderia dar uma idéia de valores que podemos cobrar para gerenciar as redes sociais de um cliente?
Por exemplo, para realizar postagens diárias em perfis de Instagram e Facebook.
Oi Matheus, tudo bem?
Depende muito, mas eu usaria o Mapa Vagas de Carreira para ter uma ideia.
Vamos esperar especialistas para ver como a galera faz.
Abcs!
Oi Natan,
Obrigado pela dica. Em média não parece um salário alto, mas deve ser de quem trabalha em agencia?
Talvez uma consultor deva cobrar mais.
Abraço!
Matheus, tudo bem?
A ABRADi-SP lançou recentemente um guia detalhando valores e serviços digitais.
Os valores parecem estar um pouco a cima do que estou acostumado, mas se quiser uma referência em cima do valor do serviço e não do salário você pode usa-lo:
http://comunicacao.abradi-sp.com.br/guia-vr-abradi-sp
Pra simplificar:
Planejamento de Redes Sociais - R$ 27.200,00
Gestão de Canais e Conteúdo - R$ 12.500,00 / Mês
Gestão de Monitoramento - R$ 7.800,00 / Mês
Gestão de Relacionamento - R$ 11.000,00 / Mês
Se quiser entender melhor, baixe o guia. Ele explica o que cada serviço significa e as atividades desempenhadas em cada um.
Oi Matheus,
Falar sobre valores é sempre uma questão delicada porque isso depende de muitos fatores, como por exemplo tamanho do cliente, nicho que ele atua, região onde a empresa está... Mas vamos lá.
Uma sugestão que costumo oferecer para quem me pergunta sobre isso é a seguinte:
Crie um pacote de serviços, no caso você já disse que é para postagens diárias no Instagram e FB.
Você pode oferecer um pacote com 22 imagens + descrição para postar nos dias úteis (então tenha claro que não se trata apenas criar a imagem, você tem que fazer uma curadoria de conteúdo para buscar inspiração para fazer o trabalho).
O próximo passo é você separar um tempo do seu dia para trabalhar na criação das imagens e descrições. Vamos supor que você levou 4 horas para fazer as imagens e mais 1 para preparar as descrições (estou dando apenas um exemplo). Então você precisa em média de 5 horas para criar esse pacote.
Agora pensa num valor hora do seu trabalho. Outro ponto delicado... Não sei te dizer se R$ 20,00 ou R$ 40,00 por hora é pouco ou muito... Nesse caso você precisa pensar quanto vale a sua hora. Quando você pensar nesse valor, multiplique ele pelas horas e ai você terá uma ideia de preço.
Se você for atender empresas maiores, ou médias, pode cobrar mais, agora se você pretende atender empreendedores ou negócios menores, acho que pode ser menos. Esse é um ponto de partida e ai você vê como o seu mercado se comporta...
É uma sugestão e espero que você consiga encontrar a solução ideal para o seu mercado, porque isso interfere também na precificação.
Oi Marco,
Interessante esse guia, obrigado por compartilhar. Parece bem alto para a maioria dos clientes, mas é uma boa leitura.
Oi Priscila,
Pensei de início em cobrar um valor fixo, pois o cliente pode não gostar de ter um valor "surpresa" no fim do mês, mesmo que estime as horas. Por outro lado, a medida que as campanhas vão avançando, o trabalho de análise e criatividade para novas postagens também será maior.
O bom é que provavelmente poderia conseguir mais clientes menores nesse esquema de hora trabalhada.
Obrigado, e também pelos seus ótimos cursos, assisti a quase todos já rsrs, foi o que me motivou a tentar um negócio próprio além do meu trabalho normal.