Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Quantidade média de sono recomendada

Vejo muito conteúdo na internet se referindo a questão do tempo médio de sono recomendado e o como ele varia de pessoa para pessoa de acordo com sua particularidade, etc; em muitos deles, recomendam o tempo mínimo de sono de 7 horas por dia.

Por outro lado, também já li sobre pessoas bem sucedidas que dormem em média 4 a 6 horas por dia.

Minha dúvida é: quais os principais estudos vocês poderiam recomendar para entendermos mais sobre essa questão do sono?

Meu intuito é integrar esse tempo no planejamento de estudos e carreira, pensando no longo prazo. Acredito que isso seja muito importante considerar e planejar, visto que implicaria em 1/3 da nossa vida dormindo.

Abraços! :D

3 respostas
solução!

Olá, Ibsen. Tudo bem?

Como disse a quantidade de horas dormidas, vária de pessoa para pessoa e também são levados em consideração critérios de idade;

Acredito que é preciso que conheça seu organismo e corpo, para saber qual o tempo ideal de descanso para o seu corpo, que ao acordar deve estar disposto e bem.

Encontrei este artigo da UFG, que diz que o ideal na fase de envelhecimento é ter de 7 a 8 horas de sono de qualidade.

Existem muitas pesquisas sobre isso, recomendo que pesquise sobre o assunto, utilizado o Google Acadêmico, pois com isso é possível encontrar artigos e estudos completos sobre o tema.

Espero que ajude e bons estudos!

Obrigado, Fernanda!

Aliás, não conhecia essa ferramenta do Google Acadêmico rsrs. A minha intenção em tentar estudar esses artigos é justamente inspirada no que está na homepage: "Sobre os ombros de gigantes".

Abraço, e obrigado novamente!

Não tenho o estudo aqui, mas meu médico me recomendou pegar uma semana durante umas férias e desligar o despertador. Nos primeiros dias, como o corpo não ta acostumado ou você estará cansado, não serve como parâmetro. Mas depois, anote o horário que você foi dormir e que horário você acordou sozinho, sem despertador e sem se forçar a voltar dormir. E veja quantas horas (faça isso uns 2 dias pelo menos). Segundo esse endócrino, é o tempo de sono que você precisa. Ele é pesquisador da PUC Campinas, vou ver se acho algum estudo dele que embase isso e compartilho aqui se achar. Ainda não fiz o experimento, mas vou tentar nas próximas férias :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software