Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Quantidade máxima de variávies em um método

Pessoal, boa tarde.

Existe algum limite recomendável a ser observado na utilização de variáveis por parâmetro em um determinado método? O que a convenção Java diz sobre isso?

Imaginem a seguinte situação:

Eu tenho um método que chama "preencheDados", ele é responsável por inserir informações em uma tela para que os resultados sejam trazidos de acordo com esses dados. Supondo que fosse um cadastro de clientes e na tela de pesquisa eu quero filtrar a minha busca por: Nome Completo, CPF, Sexo, Data de nascimento, Data de cadastro, Situação (Ativo ou Inativo), e assim por diante, com o intuinto de testar se os filtros estão sendo respeitados.

Seria correto colocar todas essas informações neste método? Se sim, qual seria a melhor forma?

[]'s

9 respostas

Oi Michel, nesse caso você pode criar um objeto que representa o parâmetro, ex: ParametroBusca e essa classe vai ter os atributos necessários para a busca. Você deixa a assinatura mais fácil de ser lida e ainda pode fazer lógicas sobre os parâmetros.

Boa tarde Alberto, será que você poderia me dar um exemplo? Apesar de já trabalhar com Java, ainda sou iniciante.

class ParametroBusca {
   //atributos

//metodos de acesso
}
class Controller {
  public void filtro(ParametroBusca param) {
     //sua logica aqui
  }
}
solução!

Boa tarde Alberto.

Obrigado pela resposta, mas não muda muito o que eu faço hoje, pois eu já tenho métodos e classes que chamam o método preeencheDados.

No meu preencheDados eu estou passando 8 atributos como parâmetro, por isso que perguntei se havia algo na convenção Java que limitasse isso. Talvez eu pudesse criar um método para cada atributo, mas acho que não faria tanto sentido isso....

De qualquer forma, eu agradeço!

Boa galera!!!

???????

Depois quando você tiver um tempo da uma lida nesse material acredito que vai te ajudar muito!

https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/orientacao-a-objetos-basica/#mtodos-com-retorno

O que isso tem a ver com a minha pergunta amigo?

Pelo que reparei você passa nas perguntas apenas para poluir as perguntas dos alunos...

Os adm do Alura já estão de olho em você ;)

Poluindo?rsrsrsr... Cara o material que te passei tem explicação de variareis e métodos! Se não ajudou deixe o tópico aberto deverá aparecer o instrutor ou moderador! Se isso foi uma poluição... Mil perdões colega!