1
resposta

Quantidade de testers - como definir?

Como as pessoas poderiam ter perfis diferentes dentro de um mesmo público, as respostas e percepções podem variar bastante. A dúvida é como definir uma quantidade suficiente de testers para conseguirmos colher informações relevantes e completas, para evitar por exemplo descartar uma solução porque uma amostra pequena de pessoas entendeu não ser relevante, quando na verdade essa amostra poderia não representar a realidade do público que queremos atingir com a solução.

1 resposta

Cara Thaís!

Obrigado pela sua postagem!

Esta sua dúvida é muito comum neste estágio de execução da Design Sprint, de fato, não existe "receita de bolo" neste momento para termos uma amostra e intervalo de confiança de x testers garantirem a visão (representatividade do público alvo) de todos para aplicação da solução no futuro.

E aí o que normalmente é feito é procurarmos na montagem do grupo de testers, termos o máximo possível de diferentes perfis, como por exemplo, alguns estes aqui :

  • que digam "sempre que tudo esta ótimo",
  • aqueles que vc faz uma coisinha e cita uma referência de algo semelhante que podemos encontrar num outro local,
  • aqueles que ainda estejam "meio perdidos" do rumo que o app esta tendo,
  • aqueles críticos e questionadores por natureza.

Então tentando colocar estes perfis na equipe de testers e seguindo sempre o intervalo de tempo definido na design sprint para testes, seguimos nesta fase e sempre usando a possibilidade para destacar dúvidas ou "inseguranças" nas recomendações no final desta etapa.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software