Amanda ótima pergunta!
Sem dúvidas a área de negócio quer ter uma visão temporal, mas entregar valor não tem a ver com o tempo total do projeto.
A entrega de valor precisa estar atrelada a cada história de usuário e a percepção de valor do cliente é obtida a cada Review, ou seja, sempre ao final de uma sprint podemos coletar o feedback do cliente.
Respondendo a sua pergunta, sim! Podemos estimar a quantidade de Sprint de um projeto e a assertividade pode ter um percentual alto de acordo com o nível de maturidade do time e considerando a redução da complexidade.
Exemplo: Consegue colocar o projeto dentro do cynefin framework? Qual o cenário que ele esta categorizado? Depois disso podemos olhar para nosso históricos de projetos semelhantes... temos um histórico com dados que podemos aproveitar na previsibilidade do projeto em questão? Se nao consegue responder essas perguntas que normalmente são básicas, certamente nao conseguira dar uma estimativa em sprints para a alta gestão. Porém mesma que responda afirmativamente temos alguns pontos que precisam ser resolvidos e o principal deles é a adaptabilidade.
Um projeto complexo desenvolvido com Scrum precisa ter um escopo adaptável e o esforço de prever um projeto de ponta a ponta normalmente não costuma valer a pena.
Considere este cenário:
1 - Foram escritas 1000 histórias de usuário para um projeto;
2 - Cada história de usuário levou 30 minutos para refinar e mais 30 para apresentar na planning e estimar usando o Planning Poker;
3 - Considerando os dados acima ja foram 1000 horas que não considera o tempo que o PO teve para escrevê-las e valida-las com os clientes;
4 - Podemos ainda ter uma capacidade de entrega do time de 10 histórias de usuário por sprint;
5 - A estimativa seria de 100 sprints (independentemente se considerarmos 1, 2, 3 ou 4 semanas por sprint);
O que quero mostrar é que durante este período histórias serão descartadas, outras criadas e o cenário exige uma adaptação constante tanto do backlog quanto até mesmo do direcionamento do projeto.
Ao meu ver a estimativa pode ser dada, porém pensando sempre no lean que é a base do scrum. Trabalhe da forma mais simples possível, lembrando sempre do MVP e no esforço que não será descartado tanto do PO quando dos programadores, ou outros.
Tente prever só até 2 ou no máximo 3 sprints a frente do time e sempre trabalhe em colaboração com o cliente. Lembre-se do manifesto ágil!
Mostre o valor que esta sendo entregue a cada sprint e com certeza trabalhará de forma mais tranquila.