2
respostas

Quantidade de persona

Olá, me surgiu uma duvida, eu um tempo atrás fiz um curso que também abordava persona, acredito que seja o de criação de conteúdo (https://cursos.alura.com.br/course/producao-de-conteudo) e nele a instrutora comenta que o ideal é ter poucas personas, de 1 a 3 no máximo para evitar ter que ficar escrevendo cada vez pra um público diferente o conteúdo da página.

Essa coisa de quantidade de persona varia do método de trabalho de cada profissional, ou varia talvez do ramo??

2 respostas

Oi Bruno,

Varia sim, na Alura atualmente por exemplo temos 3 para B2C e 5 para B2B. Em geral recomendo criar +1 persona sempre quando você achar que não está fazendo muito sentido um ser humano ter todas aquelas características.

Falando de mkt, existem personas negativas que são uma ótima ferramenta. Falando de apps como iFood, no mínimo teríamos três:

  • dono do restaurante
  • entregador
  • consumidor

E nessas três ainda daria para abrir mais o leque como restaurante pequeno e grande, entregador de carro ou bike, consumidor louco das entregas ou consumidor que pede 1x por ano.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Hmm, faz bastante sentido, agradeço a mensagem

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software