Não entendi bem a quantidade de dígitos, porque quando se trata do primeiro exemplo ele adiciona espaços para dar 7 dígitos e no segundo ele adiciona zeros e espaços, fiquei confusa.
Não entendi bem a quantidade de dígitos, porque quando se trata do primeiro exemplo ele adiciona espaços para dar 7 dígitos e no segundo ele adiciona zeros e espaços, fiquei confusa.
Ao que eu entendi você deve ter confundido a parte sobre quando colocar espaços ou tirar.
Irei tentar explicar o que está acontecendo. Você pede para imprimir seis dígitos(Mas se você colocar mais dígitos antes do ponto vai também, apenas depois dele que não vai), e desses 6 apenas um após o ponto(sendo o ponto o quinto dígito), caso dê espaço falamos para não colocar nada(que não é o caso) e por fim informa que está usando float.
"R$ {:6.1f}".format(1000.12)" = R$ 1000.1
Já no segundo caso pedimos que imprima 7 dígitos e dois desses 7 será após o ponto(que no caso fica o ponto no quinto dígito)e informa que se caso tiver espaço sobrando(se não tiver números)no local de espaço colocar zeros, e por fim informa novamente que é uma variável Float .
"R$ {:07.2f}".format(4.11)" = 0004.11
Espero ter te ajudado a entender a questão
Se não tiver entendido fale que irei tentar explicar melhor. Obrigado