Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Quantidade de cores

Fiquei com dúvidas em relação à seguinte instrução:

"Para esse projeto, utilizaremos 4 cores + branco e preto (podendo haver uma leve alteração do branco e preto caso prefira). Depois, é necessário ajustar as cores obtidas com ajuda do círculo de matizes, buscando cores análogas (aquelas que se afastam uma média de 30 graus da cor escolhida) e a cor complementar (cor oposta no círculo)."

  1. É obrigatório que o projeto tenha quatro cores + branco e preto ou, caso eu considere que minha proposta funciona melhor com três cores + branco e preto, posso fazer dessa forma?
  2. Essas cores análogas e complementares estão incluídas nessas quatro (ou três) cores ou se referem à paleta secundária?
4 respostas

Olá, Filipe!

  1. Pode utilizar três cores + branco e preto, se for o que você considera mais adequado para o seu projeto.

  2. Você deve expressar no seu projeto a evolução da paleta de cores, desde a definição das cores-base até a definição da paleta de cores final, que deve ser fruto da busca de cores análogas e complementares.

Espero ter ajudado!

Obrigado pela explicação, mas gostaria de mais um esclarecimento: nos Pontos para Revisão constam as seguintes perguntas em relação a cores:

  • O número de cores foi respeitado ?
  • Houve ajuste de cor no círculo maticial ?
  • Dentre as cores escolhidas 3 são análogas e 1 é complementar ?

No meu projeto eu selecionei três cores base na paleta principal (mais branco e preto) e quatro cores análogas para cada cor base na paleta secundária, que usei apenas no pattern pedido dentro do projeto. Na análise do projeto isso será considerado um erro, visto que não usei cores complementares no projeto nem cores análogas na paleta principal?

solução!

Filipe,

Você pode utilizar as três cores + preto e branco no final do seu projeto, ainda que não seja o mais recomendado por nós, porém, a proposta de paleta deve ter as quatro cores + branco e preto para que não seja considerada errada.

Além disso, todos os estudos de cores complementares e análogas devem estar presentes na proposta da paleta, ainda que não sejam utilizadas ao final.

Atenciosamente, Mariana Chevrand

Certo, entendi, muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software