Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quantidade de classes

Estou ainda na primeira aula desse curso, também fiz os dois cursos de OO com PHP daqui da Alura, mas um problema que eu estou vendo é a quantidade de classes que serão criadas... dependendo do sistema, se for muito complexo e usando Coesão na criação de classes, pode acabar tendo centenas de classes. É certo isso mesmo ou mais pra frente no curso teremos algo sobre quantidade de classes criadas?

1 resposta
solução!

Oi Felipe, tudo bom?

Não existe exatamente um padrão para limitar a quantidade de classes (nem pra muito ou pra pouco). Existem alguns padrões que discutem se uma classe é necessaria por ser muito curta (Short Class) ou classes que deveriam ser quebradas em mais de uma (Quando o conceito de Single Responsibility é quebrado).

Fora isso, um sistema grande terá realmente muitas classes. Um sistema pequeno menos classes. Sistemas complexos terão mais classes, sistemas simples menos e assim por diante.

Em relação ao curso de SOLID, é abordado o Single Responsibility. Acredito que não é abordado short class.

Espero ter ajudado =)

Qualquer duvida é só falar.

Abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software