Bom dia professor, eu tenho uma duvida... essa quantidade de arquivos CSS que foram linkados ou referenciados, isso é boa prática ou foi feito para melhorar a didática do curso? A criação de CSS para cada sessão e tal isso é boa prática?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia professor, eu tenho uma duvida... essa quantidade de arquivos CSS que foram linkados ou referenciados, isso é boa prática ou foi feito para melhorar a didática do curso? A criação de CSS para cada sessão e tal isso é boa prática?
Bom dia!
Não sou o professor, mas posso ajudá-lo. Na aula, o professor dividiu em vários CSS, mas entendo que seja mais para a didática do curso.
O mais comum é referenciar um "default", que será aplicado em todas as páginas para uma definição de layout, cor, header, footer - uso comum, mais um css específico da sua página ou um conjunto de páginas relacionadas.
Assim , em trabalhos em grupo, fica mais fácil a manutenção geral, bem como a manutenção específica em determinada página/conjunto relacionado.
Se ainda ficou com dúvidas, posta que vamos tentando ajudar.
Bons estudos!
Obrigado pela resposta Thiago, na verdade no proximo video dele fica claro a intenção. Pelo o que eu percebi, não é pela didática que ele fez isso, mas sim para desenvolver um site acessivel. As classes tiram a necessidade de você ficar dependente de h1, h2 e etc... porque os mesmos ja estão sendo estilizados através das sessões, sendo assim quando ele troca de h1, para h5 ou h3, o texto dele não muda de tamanho, pois o mesmo esta sendo estilizado através de classes que representam as sessões. Embora eu ache que dava para atingir o mesmo efeito, adcionando as classes em apenas 1 CSS, mas com certeza isso tmb tem um motivo claro q vou descobrir acompanhando as aulas. Tem muita coisa diferente, criar um site acessivel é algo totalmente novo para mim. A estrutura do HTML muda bastante, as regras de boas práticas mudam tmb pelo visto.
Boa tarde!
Criar um site acessível é bastante complexo. Um outro ponto que também deve ser considerado - não sei se já foi abordado pelo professor, é a questão dos deficientes visuais. Aí é outro ponto importante e complexo. Já adianto neste ponto que é inviável fazer um site que possa ser lido por todas as ferramentas - o Virtual Vision é um dos mais conhecidos.
Notei que você está bastante interessado no assunto. Então, recomendo para você ver como um complemento o seguinte Link:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/Accessibility/ARIA
Este link traz informações e metodologias bastante interessantes , que usamos no dia-a-dia do trabalho. Vai poder te ajudar bastante.
A questão da aula, ainda acho demais ter tantos CSS. Por isso ainda digo que foi uma questão da separação mais para a didática. lógico que todos são funcionais e úteis, mas vendo o conteúdo de cada um, acho que poderiam ser agrupados.
Opa! Obrigado Thiago, estou interessado sim, na verdade muito interessado em todas as etapas de desenvolvimento javascript e não quero menosprezar nem um conhecimento que possa servir como um diferencial la na frente. Meus planos de estudos estão bem completos com UML, Modelagem de dados relacionais e não relacionais, administração de banco de dados, javascript do básico ao avançado, node.js, react, react native, gulp entre muitas outras coisas que pretendo estudar até setembro e como cerejinha no bolo ainda achei 3 cursos de matematica e cursos de excel do básico ao avançado. Estou amando a Alura... pena não ter conhecido antes.