Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Quantidade de arquivos CSS

Bom dia professor, eu tenho uma duvida... essa quantidade de arquivos CSS que foram linkados ou referenciados, isso é boa prática ou foi feito para melhorar a didática do curso? A criação de CSS para cada sessão e tal isso é boa prática?

4 respostas

Bom dia!

Não sou o professor, mas posso ajudá-lo. Na aula, o professor dividiu em vários CSS, mas entendo que seja mais para a didática do curso.

O mais comum é referenciar um "default", que será aplicado em todas as páginas para uma definição de layout, cor, header, footer - uso comum, mais um css específico da sua página ou um conjunto de páginas relacionadas.

Assim , em trabalhos em grupo, fica mais fácil a manutenção geral, bem como a manutenção específica em determinada página/conjunto relacionado.

Se ainda ficou com dúvidas, posta que vamos tentando ajudar.

Bons estudos!

Obrigado pela resposta Thiago, na verdade no proximo video dele fica claro a intenção. Pelo o que eu percebi, não é pela didática que ele fez isso, mas sim para desenvolver um site acessivel. As classes tiram a necessidade de você ficar dependente de h1, h2 e etc... porque os mesmos ja estão sendo estilizados através das sessões, sendo assim quando ele troca de h1, para h5 ou h3, o texto dele não muda de tamanho, pois o mesmo esta sendo estilizado através de classes que representam as sessões. Embora eu ache que dava para atingir o mesmo efeito, adcionando as classes em apenas 1 CSS, mas com certeza isso tmb tem um motivo claro q vou descobrir acompanhando as aulas. Tem muita coisa diferente, criar um site acessivel é algo totalmente novo para mim. A estrutura do HTML muda bastante, as regras de boas práticas mudam tmb pelo visto.

solução!

Boa tarde!

Criar um site acessível é bastante complexo. Um outro ponto que também deve ser considerado - não sei se já foi abordado pelo professor, é a questão dos deficientes visuais. Aí é outro ponto importante e complexo. Já adianto neste ponto que é inviável fazer um site que possa ser lido por todas as ferramentas - o Virtual Vision é um dos mais conhecidos.

Notei que você está bastante interessado no assunto. Então, recomendo para você ver como um complemento o seguinte Link:

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/Accessibility/ARIA

Este link traz informações e metodologias bastante interessantes , que usamos no dia-a-dia do trabalho. Vai poder te ajudar bastante.

A questão da aula, ainda acho demais ter tantos CSS. Por isso ainda digo que foi uma questão da separação mais para a didática. lógico que todos são funcionais e úteis, mas vendo o conteúdo de cada um, acho que poderiam ser agrupados.

Opa! Obrigado Thiago, estou interessado sim, na verdade muito interessado em todas as etapas de desenvolvimento javascript e não quero menosprezar nem um conhecimento que possa servir como um diferencial la na frente. Meus planos de estudos estão bem completos com UML, Modelagem de dados relacionais e não relacionais, administração de banco de dados, javascript do básico ao avançado, node.js, react, react native, gulp entre muitas outras coisas que pretendo estudar até setembro e como cerejinha no bolo ainda achei 3 cursos de matematica e cursos de excel do básico ao avançado. Estou amando a Alura... pena não ter conhecido antes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software