Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quantas vezes a mensagem será exibida?

contador = 0
while contador <5:
    print('Bem-vindo ao Buscante!')
    contador +=1

Depois que eu fiz o exercicio, percebi que a resolução foi feita com o for...
o que faz sentido já que eu sei exatamente a quantidade de vezes que a mensagem precisa ser repetida (5)
isso torna meu exercicio errado? mesmo eu tendo atingido o mesmo resultado?

obrigado

1 resposta
solução!

Oii, Carlos Henrique! Tudo bem?

A resposta curta é: não, seu exercício não tá errado. Você atingiu o objetivo proposto e a lógica aplicada entrega exatamente o que foi pedido. No mundo do desenvolvimento, muitas vezes existem caminhos diferentes para chegar ao mesmo destino.

Por que usar o for ou o while?

Ambas as estruturas são laços de repetição, mas cada uma tem um uso mais frequente dependendo da situação:

• O while: É geralmente escolhido quando não sabemos exatamente quantas vezes o ciclo vai rodar (dependendo de uma condição que pode mudar a qualquer momento). No seu caso, você criou um contador manual para controlar isso, o que funciona perfeitamente.
  • O for com range(): Em Python, ele é preferido quando já sabemos o número fixo de repetições (como as 5 vezes solicitadas). Ele acaba sendo mais lido e direto, pois já cuida da criação e do incremento da variável de controle automaticamente.

O fato de você ter percebido que o for faz mais sentido por conhecer a quantidade de repetições mostra que você tá desenvolvendo um ótimo senso crítico sobre o código. Continue praticando essas duas formas, pois entender como o while funciona "por baixo dos panos" ajuda muito a compreender a lógica dos laços.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!