Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Quando utilizar o BLOC

Olá Pessoal !!! Eu estava pensndo sobre a utilização do BLOC e quero saber de todos vocês, quando é mais apropriado a utilização do BLOC... No meu caso eu inicialmente estou desenvolvendo um App em Android, há a necessidade de eu usar o BLOC? quais seriam as vantagens? Mais futuramente eu ter o mesmo App para IOs, tendo o mesmo App para ambas plataformas o uso do BLOC não seria mais útil? tendo as regras de negócio fiquem em só em um lugar? O que vocês acham ? como vocês costumam utilizar o BLOC?

8 respostas
solução!

Oi Rodrigo, tudo bem ?

Cara se estiver utilizando flutter para desenvolver esse app, vai gerar tanto para android quanto para ios!

Sobre o bloc, é um padrão que a galera do flutter tem adotado, então é comum você ler em diversos blocs e ver várias empresas, tipo nubank ou ifood, utilizando esse padrão nos seus próprios aplicativos.

Olá Matheus,tudo bem! obrigado

Legal saber que grandes corporações usam esse padrão, eu queria saber os porques da utilização não só utilizar sem saber a razão. Sabendo disso vou me aprofundar nesse padrão. Obrigado

Boa noite!

Pessoal, tenho algumas dúvidas em relação a quando usar o BLoC, o flutter gera um app tanto para android quanto para ios, mas se estou desenvolvendo em flutter pela produtividade, mas o app só existira para android, é realmente necessario a utilização do BLoC?

Gabriel, boa noite!

Pelo o que eu entendi, o BLOC seria utilizado para armazenar o que há de comum para as duas plataformas IOS e Android... Eu também estou com essa questão na minha cabeça, porem como o Matheus falou, quando criamos um app em Flutter ele cria para ambas plataformas, sendo assim eu não sei se seria uma boa coisa manter toda a regra de negócio no bloc/android e não no bloc com uma estrutura própria, onde cada plataforma use suas particularidades...

Conseguiu entender o que eu quis explicar? pode ser que tenha ficado um pouco complicada a minha explicação... posso explicar de outra forma caso você queira.

Abraço.

Olá Rodrigo,

entendi sua explicação e até complementaria dizendo que o BLoC é a separação das regras de negócio, o que quero dizer com isso, posso ter uma interface android e uma ios/cupertino para o mesmo app utilizando o mesmo BLoC.

A grande dúvida é, estou desenvolvendo um app para android e tenho certeza que esse projeto não vai ser para ios, será que utilizar o BLoC nesse contexto não causaria uma overengeneerin (engenharia desnecessária)?

Olá Gabriel !

Você tendo a certeza de que esse App será só Android não vejo a necessidade de ter o BLOC, porem eu não tenho tanta experiência para bater o martelho com isso... se o pessoal mais experiente ai o Matheus e outros puderem nos ajudar nessa questão seria uma ótima coisa.

Boa tarde!

Rodrigo, o Matheus me respondeu neste tópico:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-quando-utilizar-o-bloc-de-fato-161773

Abraços!

Boa noite, Gabriel!

Entendi, então como estamos usando Flutter devemos usar o BLOC como padrão arquitetural, e como ele tb falou é uma boa prática.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software