Entendo os conceitos, mas fiquei com dúvida de: Em que momento, seja em uso profissional ou um projeto pessoal, eu utilizaria isso no meu código?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Entendo os conceitos, mas fiquei com dúvida de: Em que momento, seja em uso profissional ou um projeto pessoal, eu utilizaria isso no meu código?
Bom dia, Emanuelle!
O Garbage Collector é uma funcionalidade do próprio python, que de tempos em tempos irá liberar o espaço de memória de uma variável que não está mais apontando para nenhuma referência. Ele funcionará sem você precisar configurar nada.
O none é uma representação do python de uma falta de valor. Ele por si não é um valor, é apenas uma representação. Ele tem diversas funções e poderá ser utilizado como valor padrão de uma função/método, como comparação para checar se alguma variável possui ou não valores etc.
Ao escrever um código, você não precisará se importar com o Garbage Collector e o none você precisará utilizar volta e meia principalmente em comparações e em valores default de variáveis.
def check_lista(lista=None): # Variável lista por default está como None
if lista is None:
print('Lista Vazia')
else:
print('Lista Preenchida')
check_lista() # Printa na tela 'Lista Vazia'
check_lista([1, 2, 3]) # Printa na tela 'Lista Preenchida'
Muito obrigada! (: