Estou com uma duvida, quando devo utilizar WebServices na aplicação? Tipo algum padrão que as pessoas utilizem. Não sei que funções devo colocar em WS e quais não, se alguem puder dar um exemplo e o que colocaria e o que não agradeço :)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com uma duvida, quando devo utilizar WebServices na aplicação? Tipo algum padrão que as pessoas utilizem. Não sei que funções devo colocar em WS e quais não, se alguem puder dar um exemplo e o que colocaria e o que não agradeço :)
Você geralmente cria um webservice quando vc quer que outra aplicação acesse informações que estão guardadas pela sua aplicação. Você poderia até liberar que a outra acessasse seus dados diretamente, mas aí seria gerado um alto acoplamento.. E se vc mudasse a estrutura dos dados? A aplicação consumidora ia ficar muito sensível a isso... Sem contar que nem sempre vc quer expor todos os seus dados e tal..
Para contornar isso, vc cria funções(métodos) na sua aplicação que podem ser chamados via algum protocolo(soap, rest, proprietário).. Esses métodos expõe só o necessário e vc tem muito mais controle...
Geralmente é para isso que se criam os webservices. Existem alguns cursos aqui na alura que tratam disso, dá uma olhada.