1
resposta

Quando usar "Tarefa Executar SQL" e quando usar "Assistente de Origem>SQL Server"?

Por que para execução das rotinas Esq, Dir e Nivel, na criação da Dimensão Organizacional, ele usou a opção "Tarefa Executar SQL" no Fluxo de Controle e, agora, para o script de tempo, ele usou a opção "Assistente de Origem > fonte SQL Server > comando SQL" no Fluxo de Dados?

Estou com dificuldade para entender o uso das duas ferramentas porque, para mim, elas parecem estar fazendo a mesma coisa...

1 resposta

Olá Matheus, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

A diferença está na forma de execução dos comandos SQL.

A "Tarefa Executar SQL" é usada no Fluxo de Controle para executar comandos não diretamente relacionados à extração, transformação ou carregamento de dados. Por exemplo, você pode usar essa tarefa para criar uma tabela temporária, executar uma stored procedure ou fazer uma verificação antes de iniciar o fluxo de dados.

Já o "Assistente de Origem > SQL Server" é empregada no Fluxo de Dados para extrair dados de tabelas ou comandos SQL específicos. Ela permite que você defina a fonte de dados, selecione as colunas desejadas e aplique filtros, caso necessário. No caso da criação da Dimensão Organizacional, o script de tempo foi usado como fonte de dados para a tabela de dimensão tempo.

Espero ter esclarecido a dúvida.

Caso surja alguma pergunta, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software