5
respostas

Quando usar ou não Qui-Quadrado

No ínicio do curso de estatística 3 foi disponibilizada uma imagem em que mostra quando usar quais testes de acordo com a amostra que temos(Imagem 1) IImagem 1 É possível ver que utilizariamos testes não paramétricos quando n < 30 e não pe possivel provar a normalidade da populaçao. Mais a frente no curso, quando vemos a distribuição qui-quadrado, o problema apresentado contem uma amostra de n > 30. Sendo assim, por que utilizamos um teste não paramétrico? Problema

5 respostas

Boas Gabriel! Tudo bem? Espero que sim!

Só vamos utilizar o teste qui-quadrado quando trabalhamos com variáveis qualitativas nominais, lembrando que são variáveis qualitativas e nominais aquelas que expressam qualidades sem uma ordem definida (coroa não é melhor ou maior do que cara).

Nesse caso, no DataFrame utilizado, as variáveis podem são uma séries que pode assumir dois valores: cara ou coroa.

Algo como:

Resultado
0cara
1coroa
2coroa
3cara
4coroa
.......

O que impossibilitaria o uso dos testes paramétricos que conhecemos até agora no curso. Dessa forma, o teste qui-quadrado torna-se a opção mais adequada para verificar se a modea é justa ou não.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Opa, valeu demais Pedro, só mais uma duvida, por que que sendo variáveis qualitativas nominais me impossibilitaria de realizar um teste de hipotese para proporção por exemplo? Segue o mesmo exemplo sendo testado desta forma: Utilizei a normal pois a amostra passa de 30 dados teste de proporçãoPor que esse teste estaria errado, por favor?

Boas Gabriel!

Me expressei errado quando disse que impossibilitaria. Como você mesmo demonstrou, é possível fazer a partir do teste de proporção, o melhor seria dizer que é mais adequado usar o qui-quadrado.

Nesse caso, entretanto, verificando a documentação da função, que infelizzmente só está disponível em inglês, o resultado é exatamente o mesmo do teste de proporção qui-quadrado.

Na documentação, na parte 'Notas', consta que esse teste (proportions z_test) produz o mesmo p_valor do que o teste proportions_chisquare. Creio que a função chame por trás dos panos o qui-quadrado.

Aaaah não tinha notado essa parte, valeu pedro ajudou muito!!

Na verdade Pedro, fiquei com mais uma duvida, testando a igualdade do p_value das duas funçoes, cheguei em um valor diferente, será que essa diferença seria insignificante? ou eu deveria ter alterado algo?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E ainda utilizando a formula do teste de proporção cheguei no mesmo valor da chisquare, o que explicaria essa diferençã no p_value da funcão proportions_ztest? E ,sendo o p_value da formula igual ao da chisquare, o uso de uma ou outra forma seria opcional? ou tem casos que só poderia utilizar a chisquare E isso faz do teste de proporção um teste não parametrico?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Atenção: na formula faltou multiplicar o valor por dois, por se tratar de um teste bicaudal Obrigado