5
respostas

Quando usar o build do maven?

Tenho uma dúvida de conceito......

Entendo que o build do maven auxiliará no momento que o projeto estiver pronto ....seja para ser deployado em um server ou para outra coisa.....

Mas....e durante o processo de desenvolvimento? Plugins como o Wildfly Plugin..... onde eu configuro no POM datasource, deploy de biblioteca como mysql connector....etc......... Não vejo vantagem real ao processo de ir na aba Servers do Eclipse...adicionar o Wildfly ...... jogar o projeto pro lado...para que suba no wildfly..... adicionar o datasource nos arquivos de configuração .... etc.....

Vejam q a minha duvida esta relacionada ao processo de desenvolvimento.... qual a vantagem de reiniciar o servidor na aba servers do eclipse para ver as mudanças ou rodar um mvn install toda vez que algo for modificado?

Não sei se fui claro...... mas...... é que estou tentando fazer um projeto novo...usando os plugins do maven e não a aba servers.....e acho tão mais burocratico.......

5 respostas

Opa, acho que entendi. Concordo com você e não vejo vantagem :). Tanto que nunca configuro os servidores para subirem pelo maven :P.

Oi Alberto........ Assim....eu gostaria de saber como é no dia-a-dia .........

Tipo.... tenho uma funcionalidade pra fazer.... blz..... vou subir o servidor pelo Eclipse....mas e quando rodar o build? Só no final? Enquanto estou desenvolvendo rodo os testes manualmente, restarto o servidor com as mudanças que forem sendo feitas e vejo as mudanças? e só no final buildo com o maven?

Tenho essa duvida.....

Complementando a minha dúvida......

  • É cristalina a vantagem e ganho de tempo no gerenciamento de dependências....... o Maven é fantastico.....

  • Da mesma forma..... é notório a vantagem de usar plugins para o build..... que no meu entendimento, acontece quando todo o processo de desenvolvimento foi concluído e é necessário distribuir , deployar em algum lugar, ou outra coisa...... entendi que posso validar meus testes, caso contrario o build falha e tal..... nao preciso, manualmente, ter que gerar o JAR/WAR, copiar para outro lugar, etc....

Mas realmente fico confuso com o uso de plugins para servers........ sei que não preciso usá-los mas queria saber por que usá-los!!!!!!!!!

Na minha cabeça, uma forma de usar seria para fazer o deploy. Acabei todo o desenvolvimento e preciso colocar a aplicação rodando no Tomcat, por exemplo. Poderia configurar o plugin para fazer isso por mim...

Mas, até de forma meio teimosa, volto a querer entender....durante o processo de desenvolvimento, por que usaria o maven para subir o servidor..... vejo tantos tutorias na internet usando Jetty, Wildfly e outros , configurados como plugin .....para uma simples execução da aplicação localmente....

Oi Fernando Ramos, acredito que seja apenas mais uma forma de fazer o mesmo...

A vantagem disso é que com o maven controlando o servidor de aplicação/container web, você poderia passar certos parâmetros de forma automática na subida dele, entre outras coisas...No eclipse, é possível fazer isso também, mas nem todo mundo usa uma IDE completa como ele.

(Minha opinião) Depende do seu ambiente trabalho! Como foi dito, é mais uma forma de fazer o mesmo. Para quem usa IDE completa, não vai notar grandes diferenças... Já tentaram fazer esse "arrasta e solta" no IntelliJ?!?Não sei como seria em outras como NetBeans, DrJava, BlueJ, jEdit e por ai vai. Encontrar muito sobre isso no google... bom, ai vai um chute.. mas já se perguntou quantos dev programavam antes do Maven, Gradle etc?!?=P

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software