Gostaria de um exemplo que usaria float na prática e não o double
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de um exemplo que usaria float na prática e não o double
Lilian boa noite tudo bem? olha pra ser sincero para você estou na area de dev a 5 anos e nunca tive que usar o float kkk, hoje em dia temos o BigDecimal para trabalhar com numeros, raramente vc vai usar o float, eu por acaso nunca usei em nenhum projeto, apenas o bigDecimal.
Oi Liliam, tudo bem com você?
Primeiro, a vantagem mais óbvia do float para o double é o seu tamanho, já que enquanto o double precisa de 8 bytes, o float usa apenas metade disso. Mas essa diferença não é tão relevante hoje em dia, já que sacrificar a precisão do double para economizar 4 bytes não vale mais a pena como acontecia antes em sistemas mais antigos onde cada byte era valioso para economizar memória.
Como o Michel disse, em 5 anos da sua carreira de dev, nunca houve a necessidade de usar o float. Isso porque, como eu mencionei, o float era uma solução viável em sistemas legados, portanto, na prática, você só deve encontrar o float em situações muito específicas onde a memória é extremamente importante - como em sistemas antigos, ou caso você esteja trabalhando em algum sistema que necessite de um código com interoperabilidade com esses sistemas antigos.
Só finalizando, o que o Michel falou é importante. Sempre que estiver trabalhando com cálculos monetários, utilize o bigDecimal. O float e o double não são capazes de representar números com um alto grau de precisão!
Espero que essas informações te ajudem. Se ficou qualquer dúvida é só avisar!
Bons estudos!!
Entendi. Obrigada Thiago e Michel!