Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Quando usar float ao invés de double?

Gostaria de um exemplo que usaria float na prática e não o double

3 respostas

Lilian boa noite tudo bem? olha pra ser sincero para você estou na area de dev a 5 anos e nunca tive que usar o float kkk, hoje em dia temos o BigDecimal para trabalhar com numeros, raramente vc vai usar o float, eu por acaso nunca usei em nenhum projeto, apenas o bigDecimal.

solução!

Oi Liliam, tudo bem com você?

Primeiro, a vantagem mais óbvia do float para o double é o seu tamanho, já que enquanto o double precisa de 8 bytes, o float usa apenas metade disso. Mas essa diferença não é tão relevante hoje em dia, já que sacrificar a precisão do double para economizar 4 bytes não vale mais a pena como acontecia antes em sistemas mais antigos onde cada byte era valioso para economizar memória.

Como o Michel disse, em 5 anos da sua carreira de dev, nunca houve a necessidade de usar o float. Isso porque, como eu mencionei, o float era uma solução viável em sistemas legados, portanto, na prática, você só deve encontrar o float em situações muito específicas onde a memória é extremamente importante - como em sistemas antigos, ou caso você esteja trabalhando em algum sistema que necessite de um código com interoperabilidade com esses sistemas antigos.

Só finalizando, o que o Michel falou é importante. Sempre que estiver trabalhando com cálculos monetários, utilize o bigDecimal. O float e o double não são capazes de representar números com um alto grau de precisão!

Espero que essas informações te ajudem. Se ficou qualquer dúvida é só avisar!

Bons estudos!!

Entendi. Obrigada Thiago e Michel!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software