2
respostas

Quando usar bitmap?

Há algum caso em que seja melhor usar imagens bitmaps ao invés de imagens vetoriais?

Obrigada!

2 respostas

Oii, então, pelo o que eu sei, normalmente, utilizamos os bitmaps quando precisamos de uma arte com tamanho (em bits) pequeno, e com dimensões de pequeno porte, por exemplo, pequenas impressões e sites!

Oi, Patrícia

Tudo bem?

Sim! A necessidade do uso de fotografias é o principal motivo. Transformá-las em vetores é, na maior parte das vezes, um processo difícil e trabalhoso e que demanda muita experiência para que o resultado reproduza a mesma qualidade de uma imagem bitmap. Além disso, o tempo de entrega aumentaria consideravelmente, o que poderia atrasar o projeto. A utilização de vetores no lugar de fotografias geralmente impacta em linguagens visuais bem distintas. Pense em materiais gráficos que recorrem a fotografias e aos que empregam ilustrações vetoriais e repare como tendem a ter estilos diferentes.

No desenvolvimento de uma identidade visual - como fizemos neste curso - cria-se o logo e outros elementos gráficos como vetores essencialmente por duas razões:

  • Garantir a qualidade da reprodução independentemente da mídia, uma vez que vetores não pixelizam (a menos que sejam exportados como imagem bitmap); e

  • Ter arquivos de trabalho mais facilmente manipuláveis. Digamos, por exemplo, que você queira mudar a cor do logo ou refazer um ícone. É muito mais simples abrir o arquivo no software de desenho vetorial do que manipulá-lo em um programa de edição de imagens.

Espero ter ajudado!

Abraços e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software