Pessoal,
gostaria de saber em quais situações são recomendados o uso de atributos privados. obrigada!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal,
gostaria de saber em quais situações são recomendados o uso de atributos privados. obrigada!
Para explicar de forma visual, imagine que o usuário do software que vc está programando seja outro programador, e que ele irá manipular diretamente o seu código, ou seja, ele irá utilizar o seu código para construir algo. Diante esse cenário, pode existir algum atributo que não deva ser manipulado por ninguém, apenas pela classe onde ela exista.
É difícil compreender, mas eu entendo a sua dúvida: ora, pq nao colocamos tudo público e pronto!!! mais fácil né?
sim, seria mais fácil, mas pode gerar problemas. veja um exemplo prático.
um dos princípios da OO é o encapsulamento, e sem atributos privados seria impossível implementar um encapsulamento por exemplo.
outro exemplo prático é a implementação do padrão de projeto Singleton (q vc pode pesquisar oara saber mais que é bem interessante)
espero ter ajudado, nao esquece de marcar o tópico como resolvido se eu sanei sua dúvida.
se ficou confuso posta aqui embaixo que eu tento tirar sua dúvida
bons estudos!