4
respostas

Quando tento exceutar no CMD, dá o erro Não foi possível localizar e nem carregar a classe principal do MeuProgramaTeste. Mesmo eu colocabdo o .class no CMD.

class MeuProgramaTeste { public static void main(String[] args) { System.out.println("Exercícios de Java." );

} }

4 respostas

o .class dessa classe ta na pasta que vc esta executando java MeuProgamaTeste ? se nao esta sendo achado, eh pq não deve estar junto.

Está classe está dentro de um pacote? Caso esteja use o nome completo da classe como:

java br.com.meupacote.MeuProgramaTeste;

Execute esse comando na pasta principal fora do pacote br;

meu codigo esta no c: e ainda continua dando esse mesmo erro

class MeuProgramaModificado { public static void main(String[] args) { System.out.println("isso é tudo pessoal\neu vi no desenho"); } }

erro: C:>java MeuProgramaModificado.class Error: Could not find or load main class MeuProgramaModificado.class

Olá Daiane,

confira os seguintes passos, cria o objeto

class MeuProgramaTeste { 
    public static void main(String[] args) {
            System.out.println("Exercícios de Java." );
    }
}

cria o arquivo com o seu código em um diretório com o nome MeuProgramaTeste.java.

Depois disso vai no terminal e entra no seu diretório C:\Users\Joel>cd Documents\Estudo\Alura\Java I\Aula1 e confere se está lá o seu arquivo MeuProgramaTeste.java com o comando dir, se você não localizar o arquivo, dá um conferido onde você salvou, ao localizar executa o comando javac MeuProgramaTeste.java, se não der erros tudo bem o terminal vai para uma próxima linha esperar um novo comando se der erro pode nos avisar aqui.

Depois de compilado confere se foi criado um arquivo MeuProgramaTeste.class, se apareceu roda o comando java MeuProgramaTeste , atenção ao fato de não utilizar a extensão.

Caso apareça um outro erro roda os comandos: javac -version, java -version, caso algum desses comandos dê erro roda e coloca aqui o resultado do comando echo %JAVA_HOME%e posta aqui para nós, isso se você configurou conforme foi pedido em aula, se for o caso posta para nós a configuração utilizada.

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software