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Quando se tem uma negativa

Como proceder diante de uma negativa? No caso eu, como consumidor, estou orçando com várias empresas e uma é escolhida. As demais, serão avisadas que não tiveram aprovação da sua proposta. Eu como compradora nesse caso, qual seria a melhor forma de tratar esse assunto?

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Olá Thaíssa, tudo bem?

Acredito que a melhor forma é, desde o começo, deixar claro que estamos fazendo uma pesquisa de orçamento, como consumidor. A partir dessa informação a empresa sabe que estamos olhando outras opções e ela tem o risco de não ser escolhida para dar seguimento ao serviço.

Depois de nossa avaliação e análise das propostas, a melhor forma de passar essa informação para as empresas não escolhidas (caso seja necessário) é ser sincero, simples e direto. Uma mensagem clara e livre de ruído, sem justificativas ou desculpas pela opção é fundamental. Nessa relação entre cliente e empresa, nem é necessário dar justificativas sobre uma determinada escolha.

Porém, quando se trata de algum tipo de contrato mais corporativo, a melhor receita é essa que eu disse: uma mensagem clara, direta e sem justificativas sobre a escolha. Resumindo: Seja assertiva!

Vou te recomendar um curso que temos aqui na Alura que pode te ajudar a montar essas mensagens : Comunicação Assertiva

Agradeço sua dúvida e bons estudos!

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