Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Quando postar os certificados que recebo na Alura?

Oi! Estou fazendo diversos cursos aqui na Alura, todos sobre o desenvolvimento de uma linguagem específica (Java). Vale a pena postar absolutamente TODOS os cursos que fiz aqui? Se sim, por que? Se não, por que?

3 respostas

Oi Leonardo,

Na minha visão, se o profissional tem um perfil mais júnior, vale a pena colocar mais cursos sim. Isso indica que mesmo ele não atuando na área (por muito tempo), ele está se preparando. Conforme ele desenvolver sua carreira, vale a pena substituir cursos antigos pelos recentes, exemplo: Java introdutório, para java intermediário ou avançado.

Se o profissional já tem um perfil mais pleno ou sênior, recomenda-se colocar os cursos mais recentes e de maior destaque. Uma certificação Java, por exemplo, pode ter mais peso do que um curso intermediário de Java.

Recomendo isso, porque já vi casos onde o profissional sênior chegou a incluir até curso de datilografia.... Este exemplo é bem exagerado, mas vale a reflexão: qual é o ponto médio nessa história toda?

Demonstrar o que você tem feito recentemente.

Existem empresas que tem como pré requisito certificações, ai tudo bem, faz todo sentido se preocupar com isso, no entanto, grande parte dos recrutadores querem ver na prática o que você sabe.

Fez sentido para você?

solução!

Fez, fez sim. No meu caso, estou no meu primeiro emprego profissional como desenvolvedor, ainda que um "Júnior". O que eu estou pensando é que tenho cursos desde o intermediário até o avançado, mas nenhuma certificação. Já conclui 8 cursos na Alura, então estou pensando em colocar todos esses no meu perfil, só não sei se isso seria algo mais positivo ou negativo para minha imagem...

Entendi Leonardo.

Nesse caso, acho melhor focar nos cursos avançados.

Vamos pensar num número mágico? Se você tiver 6 cursos avançados, coloque todos, se tiver "apenas" 3 avançados, coloca eles e mais 3 intermediários.

Você mesmo pode estipular o "número mágico".

Se você achar que faz sentido colocar todos, coloque. Conforme você tiver novos cursos avançados, vai tirando os intermediários/básicos mais antigos.