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Quando o cliente está mais para pessoas internas?

No estagio em que estamos, o cliente é muito mais a pessoa de negocio da empresa, o cara de growth e tal. E estes já convivem no dia-a-dia. Mesmo assim seria necessário fazer a review meeting?

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Vaneska, essa questão das cerimônias são importantes para manter a coesão e transparência da equipe. Um ponto, a participação do cliente é sempre importante para o bom andamento do projeto. Mas devemos deixar bem claro que os time-boxes devem ser seguidos, e não deve haver interferência dos clientes nesses períodos. Exemplo, não é porque o cliente está sempre presente que ele pode mudar no meio da Sprint as tarefas do desenvolvedor ou pedir para que ele faça algo fora do que foi combinado. Esse equilíbrio deve ser muito bem trabalhado pelo Scrum master e o Product Owner do projeto.

Vaneska, boa tarde. Mesmo o cliente sendo interno, a review meeting é necessário, primeiro para respeitar o timebox do scrum, segundo porque é momento do dev team apresentar de forma simples e objetiva o que foi feito durante a sprint. Sendo assim, no momento da apresentação, mesmo que o cliente seja interno, faz necessário a participação, pois a partir dessa cerimônia, será ou não coletados feedbacks para melhoria do incremento. Independente da convivência do time com a área envolvida o esforço aplicado pelo time em geral, deve ser valorizado, e a participação dessas personas é imprescindível para que o time tenha motivação necessária para continuar gerando valores nas entregas.