Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quando não usar herança

Olá,

No exercício do link https://cursos.alura.com.br/course/python-3-avancando-orientacao-objetos/task/42102, uma das respostas corretas é Quando estivermos removendo duplicação, mas a classe filha não puder ser usada onde a superclasse é esperada.

Em linhas de código, o que essa afirmação significaria? (por exemplo: como que o código errado e correto estariam escritos para representarem a resposta correta?)

1 resposta
solução!

Olá Roger, tudo bem?

Vamos supor um exemplo onde eu tenho uma classe Retangulo, essa classe só possui dois parâmetros, a base e a altura:

class Retangulo:
    def __init__(self, base, altura):
        self.base = base
        self.altura = altura

def get_lados():
        return base, altura

Agora vamos pegar uma classe Quadrado que estende de Retangulo.

class Quadrado(Retangulo):
    def __init__(self, lado):
        self.lado = lado

def get_lados():
        return lado

Esta classe, apesar de estender Retangulo possui algumas diferenças. Por exemplo, o retângulo permite que seus lados tenham medidas diferentes, já o quadrado não.

Apesar de Quadrado estender Retângulo, ele limita algumas ações que podemos fazer com o triângulo.

Por exemplo, se temos uma variável que recebe o retorno de get_lados(). Devemos tratar o retorno dessa variável como um retorno vindo de um quadrado ou de um retângulo?

Ou ainda, em algum momento no código eu deva criar um quadrado, mas o valor dos lados são diferentes, logo não podemos criá-lo.

O Quadrado é um Retangulo. Ambos são quadriláteros. Porém, se em algum momento do código esperamos o retorno de um Retangulo, como no caso do get_lado, receber o retorno da classe Quadrado pode causar uma reação inesperada no código.

Como o Python é dinamicamente tipado, efeitos colaterais são mais fáceis de serem resolvidos, mas em linguagens com tipagem estática, esse problema é mais corrente.

Esse tipo de análise é conhecido como Princípio de Substituição de Liskov. Esse princípio é uma das letras do SOLID.