Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quando não fazer o Planning Meet

Minha questão é se, em algum momento, dado o nível de autogerenciamento da equipe, se poder tornar-se possível NÃO FAZER A REUNIÃO DE PLANNING. Pode-se, por exemplo, gerir o Product Backlog por meio de uma planilha compartilhada?

1 resposta
solução!

Oi, Lucas, tudo bem?

Entendo a sua pergunta e acredito que pontos específicos assim podem ser tratados entre o time, assim, cada um pode analisar a viabilidade para que se aconteça ou não a planning. De fato, é possível, caso o desenvolvedor já tenha pleno conhecimento da história do usuário, que ele apenas puxe aquela história e comece a desenvolvê-la. Contudo, durante a planning existem outras questões que são resolvidas e que são fundamentais para o início da sprint, citarei alguns exemplos abaixo.

Nesta cerimônia o PO leva as histórias do usuário já refinadas e os desenvolvedores ajudam a escrever as "tasks" (tarefas), que, por sua vez, possuem as características técnicas daquilo que é necessário para que aquela história do usuário seja desenvolvida. Nesse momento, geralmente ocorrem negociações entre o PO e o time dev, para que todos estejam alinhados de acordo com aquilo que é possível de ser realizado em cada sprint. A ausência da planning dificultaria tal negociação, correndo o risco de que aquilo que for desenvolvido não seja o esperado pelo PO.

Além disso, é também na planning que são estimadas as histórias a partir da soma dos story points de cada tarefa. Então, depois que cada tarefa for estimada pelos desenvolvedores, pode-se ter uma visão ampla daquilo que ainda caberia na sprint ou aquilo que é melhor ser deixado para a próxima, de modo a não ultrapassar o time-box da sprint.

Essas foram as situações de conflito que identifiquei para uma possível ausência da planning, contudo, reforço que tal escolha deve ser tomada perante todo o time, também pensando em soluções para estas situações citadas.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição!

Te desejo bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software