4
respostas

Quando encerrar uma negociação?

Quais os indícios podemos observar de que uma negociação não terminará de forma satisfatória? Pois há situações em que no decorrer da conversa já é possível sentir que a negociação não irá ser concluída e acabamos prorrogando o fim do diálogo com a esperança de se mudar esse cenário, mesmo sabendo que não haverá sucesso.

4 respostas

Bruno, tudo bom?

Acredito que não há fórmula mágica que indique isso. Muitas negociações tidas como perdidas no final sofrem uma reviravolta e dão um bom resultado para ambos.

Mas uma negociação deve se encerrar quando ambos os lados deixam isso claro, nada melhor do que a transparência.

Negociar é uma arte! as vezes uma palavra ou um gesto pode mudar totalmente o rumo da negociação. Depois de centenas de vendas de produtos bancários, consigo enxergar alguns detalhes que passavam despercebidos antes...

Brunno, acho que se você transmite confiança, credibilidade, ser honesto com o cliente, mesmo ele não fechando na hora, que pode ser por inúmeras razões, se ele perceber essas qualidades em vc, se futuramente ele decidir fazer a compra ele vai lembrar de você. E outra coisa que acho que vale a pena tentar e perguntar porquê, não de uma forma constrangedora ou implorando como alguns fazer "compra vai", mas tentando melhorar mesmo, usar isso com o cliente, estamos sempre tentando melhorar nosso produto e nossos processos, vc pode me falar o que faltou, o que gente pode melhorar, tem alguma informação que faltou, etc. Fazendo algumas perguntas abertas assim acho que vc passa a conhecer mais o cliente pra abordagens futuras, pq o cliente gosta é de ser ouvido.

Acho que a negociação acaba quando se chega no impasse onde ninguém quer/pode ceder mais. Aí se aceitam os termos finais, na mesa, ou se encerra sem acordo. Dependendo da situação, o desenrolar do impasse pode exigir a presença de um terceiro envolvido, que decidirá a questão de forma autocrática.