2
respostas

Quando/em qual parte ou partes do código utilizar a monada Maybe?

Olá pessoal!

Na aula, com a explicação clara do problema, com o procedimento passo a passo, etc. entendi a utilização da monada Maybe.

Porém, pensando em uma aplicação que precisa de refatoração, uma aplicação com uma nova funcionalidade, ou alguma aplicação que eu possa estar começando do zero, a situação de valor nulo/inválido pode acontecer em várias partes do código, ou seja, como definir quando/em quais partes do código (até que "nível de chamada de funções/callbacks") utilizar a monada Maybe ?

Atenciosamente.

2 respostas

Fala aí Elías, tudo bem? Esse tratamento é relativo, geralmente é feito onde estamos utilizando um valor para determinada regra e o mesmo pode ser nulo.

Caso você tenha certeza que a informação não pode ser nula, ou seja, os campos são obrigatórios para chegar naquele fluxo, o tratamento não é necessário.

Porém, a partir do momento que existe a possibilidade daquele fluxo ter o valor null, aconselho realizar o tratamento.

Espero ter ajudado.

Olá Matheus, tudo certo e contigo?

Então, pensando no modelo MVC, se tanto nos modelos quantos nas views existir a possibilidade de fluxos com valor null, posso aplicar a monada Maybe sem restrições nestes fluxos?

Atenciosamente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software