Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quando devo usar o 301 e o Canonical?

Fiquei confusa com essa parte da explicação em SEO II: Aula 3 - Detalhes técnicos, pois até então eu entendi a implementação da tag canonical e a implementação do 301 como sendo coisas bastante diferentes.

Para mim, a taga canonical serve para que o mecanismo de busca saiba interpretar a passar toda a relevância de uma página A para uma página B, no caso de conteúdo duplicado, por exemplo, porém ambas URLs permaneceriam ativas.

No caso do redirecionamento 301 não apenas o spider entenderia a transfência da relevância mas o usuário também seria redirecionado para uma nova URL, a antiga fosse alterada ou deixasse de existir por algum motivo.

Estou errada?

2 respostas
solução!

Oi Julia, não está errada não. Porém na essência são duas soluções para um mesmo problema.

Note que se você usar o canonical, você será punida por duplicidade de conteúdo e se você não usar o redirect você pode ser punida por link quebrado.

O redirect é a única alternativa quando você muda a URL da página, visto que, a URL antiga deixará de funcionar, enquanto o canonical permite que as duas páginas continuem existindo.

A melhor alternativa neste caso é se atentar para o carro em que está sendo tratado. O Redirect as vezes por ser mais complexo de fazer, as vezes não temos acesso a esse tipo de recurso no servidor.

Pegou a ideia?

Entendi, muito obrigada!