Oi, Júlio! Tudo bom?
Peço desculpas demora em te responder.
A escolha da função de distância depende muito do tipo de dados que você está lidando e do problema que você está tentando resolver. Geralmente, quando utilizamos algum tipo de distância em nossas análises e treinamentos, podemos usar suas documentações como suporte!
Como ponto de partida, trago uma explicação sobre as distâncias mencionadas neste "Para Saber Mais":
A Distância Euclidiana é uma boa escolha quando seus dados são exclusivamente discretos ou contínuos. Ela é a medida de distância mais comum e intuitiva, pois é a distância "em linha reta" entre dois pontos;
A Distância de Manhattan é mais útil em situações onde você deseja calcular a distância entre dois pontos enquanto se move em um grid, como um tabuleiro de xadrez ou as ruas de uma cidade;
Se os seus dados têm escalas diferentes, você pode usar a distância de Minkowski, que é uma generalização da distância euclidiana e da distância de Manhattan!
A Distância de Chebyshev, por fim, pode ser útil ao lidar com dados de alta dimensão ou em problemas de otimização, pois ela captura o "pior caso" de diferença entre dois pontos.
Júlio, caso queira explorar ainda mais este assunto, recomendo a leitura do seguinte material, o qual explora os cenários de aplicação de diferentes tipos de distância:
O artigo foi escrito em inglês, contudo, caso não tenha familiaridade com o idioma, você pode traduzir a página clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção de traduzir para o português.
Espero ter ajudado, Júlio! Se surgirem novas dúvidas, estarei por aqui.
Um abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!