Boa noite, nos exemplos notei que tivemos um controller para o criar e um controller para listar, se eu tiver 10 entidades no sistema o ideal é que eu tenha 20 controllers seguindo essa ideia? Cada controller deve estar associado a uma página html?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite, nos exemplos notei que tivemos um controller para o criar e um controller para listar, se eu tiver 10 entidades no sistema o ideal é que eu tenha 20 controllers seguindo essa ideia? Cada controller deve estar associado a uma página html?
Fala ai Edimo!
Controller tem um papel muito específico e esta atrelado bastante com a view. Sendo assim, você não reaproveita código de um controller. Contudo, se você tem três controllers que possuem comportamento comum, você isola esse comportamento em um Service e compartilha esse Service entre os controllers.
Não sei em que estágio você esta no treinamento, mas você pode associar um controller à partes difetentes de uma mesma página. Por exemplo, você chegará em um ponto que FotoController receberá os dados do formulário para cadastrar uma foto, e a mesma view (página) também utilizará o controller GruposController para poder popular a combobox de grupos.
Ficou claro Edimo?
Ficou sim, muito obrigado pela ótima explicação!