Quando devemos utilizar a a tag DIV? não lembro de ter aprendido e pelo jeito é muito interessante e muito utilizado... Tenho a impressão que este DIV vem de dividir algo em blocos... seria isto? Tem algum material sobre o assunto?
Quando devemos utilizar a a tag DIV? não lembro de ter aprendido e pelo jeito é muito interessante e muito utilizado... Tenho a impressão que este DIV vem de dividir algo em blocos... seria isto? Tem algum material sobre o assunto?
Oi, Eliane! Tudo bem?
A tag <div>
é uma abreviação de "division" (divisão, em inglês) e serve para agrupar elementos HTML, criando blocos de conteúdo que podem ser estilizados e manipulados de forma conjunta.
Ela realmente ajuda a dividir algo em blocos e é um elemento de nível de bloco, o que significa que ocupa toda a largura disponível e começa em uma nova linha, o que é útil para organizar e estruturar o layout de uma página.
Por exemplo, podemos usar <div>
para agrupar um conjunto de parágrafos, imagens, ou qualquer outro conteúdo que a gente queira tratar como uma unidade, como no exemplo prático:
<div class="container">
<div class="header">
<h1>Meu Site</h1>
</div>
<div class="content">
<p>Bem-vindo ao meu site!</p>
<p>Aqui você encontrará várias informações interessantes.</p>
</div>
<div class="footer">
<p>Contato: email@exemplo.com</p>
</div>
</div>
No exemplo acima, a <div class="container">
agrupa todo o conteúdo da página, enquanto outras <div>
s são usadas para separar a área do cabeçalho, o conteúdo principal e o rodapé.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!