3
respostas

Quando cliquei o run as debugger apareceu: Source not found

Se eu continuar dando o f5, parece que ele continua debugando, mas ele nao me permite ver o codigo sendo executado, fica uma tela preta onde mostra:

Source not found

Edit Source Lookup Path

  • Cliquei em Edit Source Lookup Patch, mas quando seleciono o projeto, o botao Add apaga, nao permitindo que eu selecione o projeto

  • Entao realizei o procedimento: Window -> Preferences-> Java-> Installed jres, então cliquei em "add" e selecionei o diretório onde está instalada a JDK: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_271, mas também não deu certo, então:

  • Cliquei com o botão direito no projeto e em Close Unrelated Project, achando que poderia estar referenciando outro projeto, mas esta tudo fechado, apenas o projeto atual esta aberto

Mesmo fazendo essas coisas, não funcionou, o engraçado é que no CONSOLE, ele mostra as linhas impressas da sysout:

Ini do main

Ini do metodo1

...

3 respostas

Olá Marcelo, tudo bem com você?

Posso estar repetindo o procedimento que você realizou no começo, mas tenta clicar com o botão direito do mouse na sua classe que aparece na aba Debug e depois seleciona a opção Edit Source Lookup...

Edit Source Lookup...

Depois seleciona Add... > Java Project e marca o seu projeto.

Outra opção seria:

  1. Clicar na setinha do lado do ícone de Debug > Debug Configurations...;

  2. Na janela de configurações, seleciona a aba Source > Add... > Java Project e marca o seu projeto.

Testa aí e depois me avisa se funcionou!

Boa Noite

Thiago, obrigado pelas dicas, realizei o processo informado, mas continua com o mesmo problema, quando eu começo a debugar, no primeiro F5 sai da tela de código e vai para a tela preta.

Consegui realizar o que vc informou, cliquei com o botão direito na classe na aba debug e selecionei Edit Source Lookup... Após isso, fui em Java project e selecionei o projeto java-pilha. Mas o problema persiste.

Agora quando faço isso, aparecem 2 coisas no Edit Source Lookup Path:

  • Default
  • java-pilha

Exclui apenas o Default, pra ver se dava certo, deixando apenas o projeto java-pilha, mesma coisa.

Ainda assim, acredito que o DEBUG esta funcionando, só que ele esta saindo da tela do código quando eu aperto F5, vindo pra essa tela preta e deixando eu no escuro(como se estivesse executando milhares de coisas apenas pra fazer uma linha de código que é a sysout, acessando diversas coisas). Se eu vou de F6 desde o começo, ele não sai da tela de código, segue o DEBUG normal mostrando a tela de código o passo da pilha que estou. Gostaria de mandar o print da tela aqui na duvida, mas não sei como faz isso.

Opa Marcelo, tudo bem?

Cara, isso é bem estranho mesmo. Também acredito que o Debug esteja funcionando corretamente, a outra possibilidade que me veio à mente foi que o programa havia caído em algum loop infinito, mas isso também não faz sentido. rs

No hora de selecionar o Java Project, normalmente, o seu projeto java-pilha ficaria dentro de Default.

Mas deixa eu ver se eu entendi. Se você usa o comando F5 (step into) entrando na chamada do método, você é mandado para essa tela preta. Porém, quando você usa o comando F6 (step over) para avançar a linha sem entrar na chamada, tudo ocorre normalmente e você termina o processo de Debug sem problemas? Se for isso mesmo, tudo indica que o Elipse, ao tentar entrar na chamada do método (F5), está se perdendo e não faz ideia de onde encontrar o código fonte das classes que queremos acessar. Eu sei que você já fez essa etapa também mas, teoricamente, indo em Window > Preferences > Java > Installed JREs, selecionando o JRE que você está usando, clicando em Edit (ou deleta o anterior e adiciona um novo) e depois selecionando o diretório do JDK deveria resolver o problema (checa também se o arquivo src.zip está definido dentro do jar.

Imgur

Depois de realizar qualquer procedimento que altere o caminho das fontes, dá um fecha e abre o Eclipse para garantir que as alterações foram salvas. Se mesmo fazendo as alterações, o Debug continuar não funcionando, eu recomendaria desinstalar qualquer outra versão do Java que você tiver na sua máquina para evitar que o Eclipse não se perca no caminho para achar o código fonte das classes, ou recria o projeto copiando apenas as classes do projeto java-pilha anterior, assim quem sabe o Eclipse não associa o JDK correto ao Build Path do projeto.

Testa aí e me avisa se algo mudou. Realmente podem haver várias causas para o que está acontecendo, principalmente porque eu não estou conseguindo reproduzir a tela preta que é o mais estranho aqui. :(

Fico no aguardo! :)

Compartilhando imagens

O Markdown usa uma sintaxe de imagem de duas formas diferentes: inline e referência.

Inline

A imagem será exibida no mesmo contexto da resposta, utilizando o símbolo de exclamação(!), seguido da descrição do link entre colchetes e o link da imagem entre parênteses:

![descrição da imagem](link da imagem)

Para armazenar a imagem de forma simples e gerar o link da imagem, você pode utilizar o site Imgur, clicar em New post e colar sua imagem. Em seguida, copie o link e substitua o endereço entre os parênteses.

Referência e link para outras páginas

A imagem não será exibida no mesmo contexto da resposta, e sim um link com o caminho para abrir a imagem. A única diferença será a ausência do símbolo de exclamação, como demonstra o código abaixo:

[descrição do link](link da imagem ou outra página)

fonte: https://www.alura.com.br/artigos/forum-inserindo-imagens-nas-perguntas