Se eu quero que algo aconteça quando tal botão for clicado qual o código que eu tenho que usar pra sinalizar isso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se eu quero que algo aconteça quando tal botão for clicado qual o código que eu tenho que usar pra sinalizar isso?
Oi, Paulo! Tudo bem?
Para conseguirmos fazer algo acontecer quando um botão é clicado podemos usar o que chamamos de eventos. Em JavaScript, por exemplo, podemos usar o método addEventListener para ouvir o evento de clique em um botão, da seguinte forma:
// Primeiro, precisamos selecionar o botão. Suponha que o botão tenha um id 'meuBotao'.
var botao = document.getElementById('meuBotao');
// Então, podemos adicionar um ouvinte de evento de clique ao botão.
botao.addEventListener('click', function() {
// Aqui dentro, podemos colocar o código que queremos que seja executado quando o botão for clicado.
console.log('Botão foi clicado!');
});
Neste exemplo, sempre que o botão com o id 'meuBotao' é clicado, a mensagem 'Botão foi clicado!' será exibida no console.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!