1
resposta

Quando aplicar Zteste e Tteste

Boa noite, Fiquei com uma dúvida em quando aplicar o Ztest e o Ttest:

Pelo o que eu entendi eles são aplicados quando a variável assume uma distribuição normal ou quando ela se comporta de forma aleatória e possui um tamanho de amostra superior a 30 no qual se aplicaria o Teorema do Limite Central.

O meu questionamento é: como posso verificar que a minha variável se comporta de forma aleatória, não tem uma ordem? Apenas um scatterplot seria suficiente para testar?

1 resposta

Olá,

Visualmente um histograma seria suficiente para te dar uma intuição. Para verificar através de um teste, o que você deve fazer é aplicar o Teste de Normalidade (a função normaltest do Scipy testa a hipótese nula H0 de que a amostra é proveniente de uma distribuição normal).

from scipy.stats import normaltest
stat_test, p_value = normaltest(df['x'])

Nesse caso, se o seu p_value for menor que a sua significância, você rejeitaria a hipótese nula de que sua distribuição segue a Curva de Gauss, podendo assim considerar que sua distribuição é "aleatória" e aplicar os testes não paramétricos.

Lembrando que também é possível aplicar o Ttest para testes paramétricos (distribuição normal), contanto que o n<30 e que o desvio padrão populacional seja desconhecido.