Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Qualidade e objetivo do curso

Fiz o curso esperando ter uma visão mais completa do Javascript, mas fiquei decepcionado. Não entendi qual o objetivo do curso.

Se o objetivo for ensinar a programar, então o curso deveria estar na trilha Primeiros Passos. Mesmo assim, o curso fala de maneira muito rápida e superficial dos conceitos básicos de programação. Quem não sabe programar, não consegue aprender com esse curso.

Se o curso é pra quem já sabe programar, não precisaria de todo aquele bê-a-bá inicial. Quando chega a hora de falar sobre o que tem na linguagem, passa-se atropelado por tudo.

Não sei se fui eu que não entendi o objetivo do curso, mas parece que faltou definir um público-alvo. Parece que algumas coisas serão tratadas nos cursos de jQuery e Angular, mas acho que as pessoas precisam de uma base mais sólida antes de sair usando bibliotecas e frameworks. Além disso, às vezes, precisamos fazer as coisas usando só objetos nativos.

Eis o que eu acho que faltou no curso (são coisas que eu sei que a linguagem tem, mas eu não sei usar / nunca usei):

  1. Orientação a Objetos
    • prototype e como funciona herança em Javascript
    • Como modulariza o código em Javascript
    • Tipos nativos e a API deles (incluindo regex)
  2. Eventos
    • Quais eventos existem
    • Explicar melhor a diferença entre onclick="funcao" e onclick="funcao(arg)" e de onde veio o argumento event
    • Como crio e escuto meus próprios eventos
  3. DOM
    • Falar mais sobre o objeto document
    • Como manipular e navegar no html (sem ser tratando tudo como texto puro)
    • Como posicionar e redimensionar os elementos usando Javascript
  4. BOM
    • O objeto window
    • History, Location, etc
    • Browser/Feature detection
  5. Código assíncrono
    • setTimeout
    • AJAX
    • Como escrever código assíncrono
    • Callbacks e outras formas de tratar funções assíncronas
  6. Armazenamento
    • Cookies
    • Storage
    • Cache
    • Armazenar dados no servidor
  7. Outras coisas que eu nem devo saber que existem
  8. Referências importantes (ex: onde tem a API oficial de Javascript, livros recomendados, próximos passos, etc; acho que todos os cursos deveriam ter isso)

Enfim, se eu estiver procurando essas informações no lugar errado, me digam qual curso cobre essas coisas.

8 respostas

Também acho a sua observação completamente válida, Alex. Tive a oportunidade de fazer o curso WD-47 (Web Apps Responsivas com JavaScript e jQuery) na Caelum e o conteúdo apresentado foi exatamente os que você citou nos tópicos. Acredito que a intenção da Alura é trazer uma parte da Caelum para cá, e eles fazem isso com propriedade! Inclusive este curso "JavaScript: Programando na linguagem da web" é excelente se tratando de "programação" com JavaScript. Porém, o que você citou é REAL e indispensável para agregar valor ao curso no âmbito da linguagem.

Eu entrei no curso de JavaScript com objetivo de entender melhor os conceitos da programação e me decepcionei muito. A todo momento o professor fala "legal, agora aprendemos isso e isso" e eu só penso "eu não aprendi nada do que ele tá dizendo!".

Realmente, para quem entende pouco da programação não adianta fazer o curso. As aulas estão sendo dadas como se o usuário já tivesse aprendido o básico.

Logo nas primeiras aulas, por exemplo, comenta-se de forma bem superficial sobre variáveis e tipos de variáveis, mas em nenhum momento explica-se de verdade para que servem, como utilizar e quais os tipos. Reparem: comenta-se mas não é explicado.

Tô fazendo todo o curso de HTML e Front-end. Tenho boa experiência com utilização de HTML e CSS mas mesmo assim resolvi começar do básico e acabei me surpreendendo com a explanação do professor sobre assuntos que eu descobri conhecer pouco. Infelizmente com as aulas de JavaScript não ocorreu isso. Vou acabar por pular esse curso e seguir o resto.

Concordo com você Alex. Meu medo é que todos os cursos tenham essa pequena profundidade nas linguagens. Assinei o plano pensando em me aprofundar em JS e Java, mas se eu for ver somente conceitos básicos vou cancelar a assinatura.

O curso de js é muito superficial , também tenho essa percepção que esta faltando muito conteúdo ali , o de jquery , angular e node são bons

Olha, segundo o que percebo a ideia deste curso em questão é mostrar uma visão geral da linguagem, não um detalhamento específico de cada parte dela.

Mas... um curso avançado de JavaScript seria de fato muito bem-vindo!!!

Tomara que a Alura crie um curso de JS Avançado, creio que tenha bastante gente esperando este curso.

solução!

Oi pessoal

Sou o Paulo Silveira, um dos responsáveis pelo Alura.

Eu posicionei o Alex por email, quando recebi o depoimento dele.

Estamos sim trabalhando num curso de JavaScript onde você vai ver prototype, herança, mais detalhes do DOM e diversos dos tópicos que vocês pediram. Mas realmente precisa ser separado de um curso mais básico como esse. Aprende prototype logo de cara seria algo que quebraria o ritmo que consideramos bom de didática.

Também estamos considerar regravar esse curso, dada as sugestões de vocês mesmo para os itens básicos.

abraços

Muito bom ouvir isso Paulo. Fico satisfeito com essa dedicação do alura com os alunos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software