1
resposta

Qual vantagem o waterfall pode ter sobre o agile?

Visto que o Waterfall é um fluxo estático, com fases que não podem ser retrocedidas, há alguma vantagem deste modelo em relação ao Agile?

1 resposta

Oi, Rafaela.

Me faço a mesma pergunta e procurei um monte de lugar e ninguém fala sobre isso, sempre explicam que o waterfall é para engenharia civil, mas para TI não explicam. Cheguei a fazer essa pergunta para o Kelvin Weiss, não sei se conhece, ele é quase que um guru sobre agile no Brasil. E o que ele me respondeu é que não tem! Nenhum projeto em TI vale a pena fazer com Waterfall, que não tem vantagem.

Agora o por quê as empresas continuam usando?! Na minha opinião, é que os gestores das empresas ainda são de gerações mais velhas e sempre trabalham com o waterfall, e por mais que tenha problema, sempre entregaram no final, mesmo abrindo N changes requests e tendo mais de 6 meses de War Room pra conseguir acertar as "pernas bambas". Estão acostumados com essa maneira, e por mais que falem que a equipe tem que pensar fora da caixa, a maneira da gestão, permanece a mesma. Podemos ver isso na nossa situação atual, com a pandemia, quantas empresas exigiam que os funcionários fossem até a empresa e de uma hora pra outra todos ficaram em casa de home office e as coisas continuaram funcionando? E que um gestor ligava toda hora para o funcionário pq não confiava que ele estava mesmo trabalhando e na verdade trabalha mais do que se estivesse na empresa? E se vc não atender, é a terceira guerra mundial. Fora isso, vejo que as metodologias ágeis, principalmente o SCRUM, fazem com que os gestores percam um pouco do poder, pq por exemplo, o P.O. ou Product Manager que vai tomar a decisão, a equipe é auto-organizada e não precisa tanto da gestão e sim do SM, então eu acho que gestores tem medo disso.