Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual tag substitui a <cite>?

Vi diversas dúvidas referente a tag cite. O W3C não recomenda e tal. Mas qual usa no lugar dela então?

4 respostas
solução!

O valor semântico da tag cite mudou, mas se se adequar ao seu caso, acho válido utilizar. Antes ela era utilizada como um quote ou citação. Hoje ela remete mais a uma referência a outro conteúdo.

Se quiser fazer uma citação, o adequado hoje seria utilizar um p mesmo com uma legend introdutória ou algo assim.

Opa!

Valeu (:

Oi Marco, blz?

Cara, não entendi onde devo colocar a tag

e o legend.

Poderia me dar um exemplo?

Obrigado!

Vou ter que me corrigir aqui. Fiz uma pesquisa um pouco mais profunda e cheguei a uma conclusão, então vou dar o seguinte exemplo:

It's only after we've lost everything that we're free to do anything

Durden, Tyler - Clube da Luta

Repare que isso é uma citação com uma referência, então serve para os dois casos de uso. A estrutura do código é a sequinte:

<blockquote cite="http://baudefrases.blogspot.com.br/2009/05/its-only-after-weve-lost-everything.html">
    <p>It's only after we've lost everything that we're free to do anything</p>
    <cite><a href="http://baudefrases.blogspot.com.br/2009/05/its-only-after-weve-lost-everything.html">Durden, Tyler - Clube da Luta</a></cite>
</blockquote>

A tag blockquote serve para definir um bloco que contem uma citação e sua fonte. A tag p serve para definir o texto que representa a citação, e a tag cite represente uma referência externa, no caso, a fonte da citação. Repare no último detalhe: a tag blockquote também recebe um atributo cite. É interessante utilizá-lo, mas o adequado é fazer isso somente se você for deixar a referência à mostra.

Deixar a referência somente no atributo é inadequado, pois o usuário não tem a informação.

A última informação útil que posso dar aqui é a tag q, que serve para identificar citações no meio do texto, mas deve-se lembrar de sobrescrever sua estilização padrão se necessário.