1
resposta

Qual status devo devolver ?

Olá, tenho algumas dúvidas sobre qual erro devo devolver. Quando eu informo um campo com algum requisito e este não é comprido, ele devolve sempre um internal server error (500)! Este é o status correto para devolver nessa situação ? Não seria certo devolver Bad request(400)??

campo firstName não cumpriu o requisito de no min 3 caracteres

1 resposta

Olá Wesley, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Quando um cliente envia uma solicitação inválida, como fornecer um valor incorreto para um campo com requisitos específicos, é comum retornar um código de status "400 Bad Request", que indica que a solicitação do cliente é inválida ou malformada.

O código de status "500 Internal Server Error", geralmente utilizado quando ocorre um erro interno no servidor, indicando que algo deu errado do lado do servidor e o cliente não tem controle sobre isso. Geralmente, não é apropriado retornar um código de status "500" para erros de entrada inválida ou solicitações malformadas.

Portanto, para o caso específico que você mencionou, devolver um código de status "400 Bad Request" seria mais apropriado. Isso indica que a solicitação do cliente foi malformada ou contém dados inválidos, permitindo que o cliente identifique o problema e corrija-o.

Caso queira se aprofundar neste assunto, recomendo abaixo a documentação dos status de retorno HTTP:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software