2
respostas

Qual stack e framework devo escolher?

Boa noite!

Estou começando a cursar programação agora, tenho conhecimentos básicos em HTML5, CSS3, PHP e MySQL. São bem básicos devido a precisar fazer no dia-a-dia e sempre me virar a aprender, porém nada profissional e sem formação especifica.

Estou com uma dúvida...tenho que desenvolver um projeto de grande porte onde irei utilizar muito conteúdo fornecido pela database (MySQL ou MongoDB), e pretendo futuramente adicionar suporte para aplicativos mobile.

Qual seria a stack mais recomendada? E frameworks para trabalhar no desenvolvimento? Eu estou entre duas opções, mas quem tiver mais ideias, aceito sugestões.

1 - Nginx (com PHP-FPM), MariaDB, PHP 7.

2 - MEAN.

E para frameworks eu só conheco de PHP:

1 - Laravel 5.4

2 - Symfony 3.4 (lançará no mês 09).

3 - Phalcon PHP.

O PhalconPHP é 'novo' entre as outras opções, e o único receito tanto de utilizar o Laravel e Phalcon é a falta de 'garantias' por trás da manutenção/suporte da framework. Já Symfony tem uma empresa por trás e está no mercado a mais tempo e com várias aplicações grandes feitas com ela.

Gostaria de opiniões de todos. Agradeço a atenção.

2 respostas

Oi Marcelo, tudo bom?

Sou meio suspeito para falar pois trabalho com PHP.

Mas, se seu objetivo é aplicações mobile o Javascript pode ser um grande aliado já que temos a expansão dos frameworks multi platforma baseados em javascript.

Se você escolher ir por PHP, o symfony é um framework que está ganhando bastante espaço no mercado e possui uma quantidade cavalar de facilidades além de uma documentação bem explicativa. Além disso, ele trabaha com o Doctrine ORM(bem parecido com o Hibernate do Java), uma ferramenta sensacional para quem precisa se preocupar bastante com o lado do banco.

Enfim, cada linguagem terá suas vantagens e desvantagens. Esse tipo de dilema sempre é complicado mesmo haha.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço!

Então dentre as framework de php você recomendaria symfony? Eu só teria que esperar o mês 09, quando vão liberar a versão 3.4 com suporte até 2021. Essa 3.3 só tem suporte ate 2018. Tem uma timeline deles no site.

Sobre multi plataforma, posso trabalhar com php para backend no Android da mesma forma, não posso?

Só tenho receio das outras framework por causa de suporte, pois falam que em performance laravel é melhor que symfony. E phalcon melhor que todas.

Você já trabalhou com alguma delas? Acha que a diferença de performance é um ponto diferencial? Ou se eu souber programar o linux com ngin e php FPM e cache já daria na mesma?