2
respostas

Qual stack e framework devo escolher?

Boa noite!

Estou começando a cursar programação agora, tenho conhecimentos básicos em HTML5, CSS3, PHP e MySQL. São bem básicos devido a precisar fazer no dia-a-dia e sempre me virar a aprender, porém nada profissional e sem formação especifica.

Estou com uma dúvida...tenho que desenvolver um projeto de grande porte onde irei utilizar muito conteúdo fornecido pela database (MySQL ou MongoDB), e pretendo futuramente adicionar suporte para aplicativos mobile.

Qual seria a stack mais recomendada? E frameworks para trabalhar no desenvolvimento? Eu estou entre duas opções, mas quem tiver mais ideias, aceito sugestões.

1 - Nginx (com PHP-FPM), MariaDB, PHP 7.

2 - MEAN.

E para frameworks eu só conheco de PHP:

1 - Laravel 5.4

2 - Symfony 3.4 (lançará no mês 09).

3 - Phalcon PHP.

O PhalconPHP é 'novo' entre as outras opções, e o único receito tanto de utilizar o Laravel e Phalcon é a falta de 'garantias' por trás da manutenção/suporte da framework. Já Symfony tem uma empresa por trás e está no mercado a mais tempo e com várias aplicações grandes feitas com ela.

Gostaria de opiniões de todos. Agradeço a atenção.

2 respostas

Oi Marcelo, tudo bom?

Sou meio suspeito para falar pois trabalho com PHP.

Mas, se seu objetivo é aplicações mobile o Javascript pode ser um grande aliado já que temos a expansão dos frameworks multi platforma baseados em javascript.

Se você escolher ir por PHP, o symfony é um framework que está ganhando bastante espaço no mercado e possui uma quantidade cavalar de facilidades além de uma documentação bem explicativa. Além disso, ele trabaha com o Doctrine ORM(bem parecido com o Hibernate do Java), uma ferramenta sensacional para quem precisa se preocupar bastante com o lado do banco.

Enfim, cada linguagem terá suas vantagens e desvantagens. Esse tipo de dilema sempre é complicado mesmo haha.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço!