1
resposta

QUAL SISTEMA UTILIZO, PARA FAZER?

Onde é que posso ir treinando os códigos, estou pouco perdido.... sou novo e estou tentando.

1 resposta

Olá, Maurício. Como vai?

Seja muito bem-vindo a esse mundo! É perfeitamente normal se sentir um pouco perdido no começo; a programação parece um novo idioma e, como qualquer língua, precisamos de um "lugar" para praticar a fala.

Para o curso de Pensamento Computacional, como o foco agora é a lógica (o "como pensar") e não necessariamente uma linguagem complexa com várias instalações, você tem três caminhos excelentes para começar a treinar sua "Calculadora de Despesas":

1. Portugol Webstudio (O mais indicado para agora)

Se você está aprendendo a escrever algoritmos em português (como "leia", "escreva", "se"), este é o melhor lugar.

• Vantagem: Você não precisa instalar nada. Basta abrir no navegador.
  • Onde encontrar: Pesquise por "Portugol Webstudio" no Google. Ele é muito visual e te ajuda a entender onde você errou o código na hora.

2. Replit (Para quando começar com Python)

Se o curso já estiver te mostrando códigos em Python, o Replit é fantástico.

• Vantagem: É como um "Google Docs" para códigos. Você cria uma conta gratuita, escolhe a linguagem Python e pode digitar e rodar o código no mesmo lugar.
  • Onde encontrar: replit.com

3. Papel e Caneta (O segredo dos veteranos)

Pode parecer estranho, mas o Desafio da Calculadora de Despesas é, antes de tudo, um exercício de decomposição.

• O que fazer: Antes de ir para o computador, anote:
  1. Quais são os dados de entrada? (Ex: valor do aluguel, conta de luz).
  2. Qual é a conta matemática? (Soma de tudo).
  3. Qual é a condição? (Se o total for maior que o salário, exibir "Alerta!").

Dica de amigo: No curso de Pensamento Computacional, não se preocupe tanto com a "ferramenta" perfeita ainda. O objetivo é que você consiga desenhar o passo a passo da solução. Se você conseguir explicar para um papel como a calculadora deve funcionar, o código em qualquer sistema será apenas uma tradução.

Você já tentou escrever o passo a passo da sua calculadora no bloco de notas ou no papel?