Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual programa usar

Sobre a criação de folhetos e folders, é necessário a utilização do InDesign CC? ou posso utilizar o Photoshop mesmo? Qual seria mais adequado para esse trabalho?

3 respostas
solução!

Eduardo, beleza? Então...

A Adobe tem em sua suite de aplicativos diversos deles e cada um tem sua função bem específica. Em alguns casos nada impede de os usar de forma diferente a que foi destinada sua criação. Por exemplo: Photoshop foi feito para tratamento de imagens, criação delas. Ilustrator para trabalhar com vetores, Indesign para diagramação.

Então, em um folheto, tu precisaria dos tres. Com o Ilustrator tu mexeria nos vetores (por exemplo na marca do cliente e em alguns elementos que fosse usar - objetos/desenhos). Com o Photoshop tu trataria as fotos das pessoas/produtos/paisagens que iriam aparecer (com o tempo de mexer e imprimir vai aprendendo a gama de cores que é bom deixar para uma boa impressão, bem como a questão de calibração de sua visão de acordo com seu monitor - aja visto que poucas pessoas usam perfis de cores calibrados de acordo com o ambiente de trabalha x tela do computador). Por fim, no Indesign voce iria diagramando e colocando os objetos para dar a saida num PDF. A vantagem disso é que cada programa mexe no que faz de melhor e você pode trabalhar e retrabalhar separadamente os arquivos. Mexendo num, o resto do projeto se atualiza.

Agora... nada impede de tu fazer TUDO no photoshop. Não é uma boa prática, mas você consegue sim.

Espero ter aclarado um pouco pra ti.

Abraço

Entendi, obrigado!!

Eduardo, conheço muita gente que até faz no Ilustrator quando é um panfletinho, um cartaz ou até mesmo folheto. Gráficas disponibilizam o gabarito até mesmo em Ilustrator. isto por se tratar de uma criação pequena. Não necessariamente o InDesign. Como ja faz muita coisa vetorizada, acabam usando o Ilustrator para tudo.

Agora, para uma revista, livro (em que pode criar páginas mestras) a diagramação começa a ficar algo mais trabalhoso, coisa que o Indesign ajuda. Até porque a Adobe tem um programa que integra tudo, o Copy. Em que o redator vai escrevendo, o fotógrafo trabalhando as fotos, o designer os desenhos dos objetos e o diagramador fazendo a revista. (isto para agencias maiores, mas quando é um freela que tu faz tudo, fica à sua escolha, no que tu sentir mais confortável)

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software