Tenho uma dúvida, se tivéssemos 2 maquinas ligadas ao switch e um cabo do switch ao roteador, esse cabo que liga o roteador ao switch seria cross ou direto???
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho uma dúvida, se tivéssemos 2 maquinas ligadas ao switch e um cabo do switch ao roteador, esse cabo que liga o roteador ao switch seria cross ou direto???
Olá Murilo, tudo certo?
O cabo seria normal, afinal, são dois equipamentos diferentes. A interface destes dois equipamentos enviam e recebem dados por portas diferentes.
O cabo cross é usado para ligar dois equipamentos iguais, por exemplo dois switches ou ligar um computador diretamente em outro computador.
Bons estudos!
Legal , Obrigado Fabiano.
Nossa acho que fizcoisa errada aqui na empresa em um switch, pois o correto então para fazer link de um switch para o outro seria o Cross e utilizei o Direto, mas funcionou...kkkkk...Obrigado pela explicação.
Ah, tá. Dependendo do modelo do switch (acredito que os mais novos já são todos assim), tem as interfaces inteligentes e faz esse chaveamento de trocar as conexões de entrada e saída de dados.
Se você coloca um cabo direto, ligando os dois switches com cabos diretos, um deles pode ter essa capacidade de reconhecer por onde chega os dados e faz essa troca, mas equipamentos da década passada dificilmente consegue aceitar cabos diretos.
Mas o padrão e a boa prática é ligar um switch no outro via cabo cross :)
OK, entendido muito obrigado por tirar minhas dúvidas.
Tenho uma Outra dúvida referente as portas de Ethernet
Seguinte no meu projeto tenho um notebook que tem a porta FastEthernet e o roteador cisco do meu projeto só existe a porta GIGAETHERNET, daria problema caso eu tenta-se interligar os dois via cabo cross???
Att,
Tem que ser ligado com um cabo direto, por ser equipamentos diferentes e não teria nenhum problema. Na verdade o único problema que vai ter é que a porta FastEthernet vai limitar a conexão, não possibilitando utilizar todo potencial da porta GigaEthernet do roteador.
Toda conexão é limitada pelo meio mais lento.
Entendi Fabiano, Muito Obrigado.