Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual o tipo de proposta de valor para uma Pousada?

Estou montando um BMC para uma pousada que terá seu público famílias. O produto principal de um hotel ou pousada é a acomodação (quarto).

Qual seria o tipo de proposta de valor? No meu entendimento a que mais se encaixou foi... "Fazer o que tem que ser feito'.

O que acha?

3 respostas

Oi Luiz,

Vamos nos aprofundar mais nisso?

Partindo do princípio que Proposta de Valor está relacionado com os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços que uma empresa oferece, o que é de fato "fazer o que tem que ser feito"? Você consegue dar exemplos do que pretende fazer para que o cliente tenha essa percepção?

Ao falar sobre isso me lembrei do livro O Jeito Disney de Encantar os Clientes . Você já leu?

Fiz uma pesquisa rápida e achei essa matéria interessante, as 5 lições são importantes, mas no seu caso, destaco a lição 3.

Espero que te ajude :)

Bem, o mínimo que um hóspede deseja é uma boa acomodação. Na minha opinião uma boa acomodação, deve ter no mínimo uma cama confortável e a limpeza ser impecável.

Como os clientes cada vez mais estão exigentes, o conceito de "bom" vai ficando sendo alterado. É bem interessante o artigo "Jeito Disney" que vem de encontro com essa evolução.

A metodologia do canvas é bem interessante, como definimos nosso cliente previamente, neste ponto fica (um pouco) mais fácil encontrar esses requisitos mínimos.

solução!

Oi Luiz,

Legal. Mas além de ter cama confortável e limpeza impecável o que você pretende fazer para gerar valor para o cliente?

No livro que te falei tem um exemplo que achei bem interessante: os hóspedes entram no quarto com seus filhos e tinha uma garrafinha de leite com biscoitos e um recadinho: esperamos que tenham gostado do seu dia no parque! Como as crianças devem estar com fome, deixamos esse leite e biscoitos para elas aguentarem até a hora do jantar.

Algo nessa linha. Olha o cuidado com os hóspedes :)

Certa vez prestei serviço para um rede hoteleira (faz tempo...) e um dos projetos desse cliente era instalar câmeras na entrada para que quando o hóspede fosse fazer o check in, a recepcionista já o chamasse pelo nome e confirmasse os dados da reserva. Eu achei a ideia fantástica :) Mas depois sai e não sei se foi implementado... Na época me pareceu mega inovador...