Ja trabalho como social media ha um tempo e sempre fiquei na duvida sobre o tempo medio para cada etapa do funil, como eu sei que ta hora de trocar a minha abordagem para a proxima etapa?
E quando eu chegar no fundo, eu retorno ao topo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ja trabalho como social media ha um tempo e sempre fiquei na duvida sobre o tempo medio para cada etapa do funil, como eu sei que ta hora de trocar a minha abordagem para a proxima etapa?
E quando eu chegar no fundo, eu retorno ao topo?
Oi Joyce, tudo bem?
Sobre o tempo de cada etapa do funil, a verdade é que varia muito de acordo com o seu setor e o comportamento do seu público, mas dá para a gente trabalhar com algumas estimativas. No começo, naquela fase de descoberta, o processo costuma levar de algumas semanas a uns dois meses até que você ganhe tração e alcance gente suficiente para o próximo passo.
Depois que esse pessoal entra na fase de nutrição, o ritmo muda. Como aqui o foco é construir relacionamento e quebrar objeções, essa etapa tende a ser a mais longa do ciclo. É normal levar meses alimentando o interesse deles com conteúdo mais específico até que eles se sintam seguros. Por fim, quando chegamos na conversão, a coisa flui bem mais rápido, já que o público está qualificado e pronto para decidir. O segredo é monitorar o engajamento para saber exatamente quando "virar a chave" de uma fase para a outra.
Quanto à sua pergunta sobre retornar ao topo do funil após chegar ao fundo, sim, isso é bastante comum. Depois que um cliente faz uma conversão, você pode começar a nutrir novamente com novos conteúdos, mantendo-o engajado e transformando-o em um defensor da marca. Além disso, sempre há novos potenciais clientes entrando no topo do funil.
Sugestão de conteúdo:
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!