Ja trabalho como social media ha um tempo e sempre fiquei na duvida sobre o tempo medio para cada etapa do funil, como eu sei que ta hora de trocar a minha abordagem para a proxima etapa?
E quando eu chegar no fundo, eu retorno ao topo?
Ja trabalho como social media ha um tempo e sempre fiquei na duvida sobre o tempo medio para cada etapa do funil, como eu sei que ta hora de trocar a minha abordagem para a proxima etapa?
E quando eu chegar no fundo, eu retorno ao topo?
Oi Joyce, tudo bem?
Sobre o tempo de cada etapa do funil, a verdade é que varia muito de acordo com o seu setor e o comportamento do seu público, mas dá para a gente trabalhar com algumas estimativas. No começo, naquela fase de descoberta, o processo costuma levar de algumas semanas a uns dois meses até que você ganhe tração e alcance gente suficiente para o próximo passo.
Depois que esse pessoal entra na fase de nutrição, o ritmo muda. Como aqui o foco é construir relacionamento e quebrar objeções, essa etapa tende a ser a mais longa do ciclo. É normal levar meses alimentando o interesse deles com conteúdo mais específico até que eles se sintam seguros. Por fim, quando chegamos na conversão, a coisa flui bem mais rápido, já que o público está qualificado e pronto para decidir. O segredo é monitorar o engajamento para saber exatamente quando "virar a chave" de uma fase para a outra.
Quanto à sua pergunta sobre retornar ao topo do funil após chegar ao fundo, sim, isso é bastante comum. Depois que um cliente faz uma conversão, você pode começar a nutrir novamente com novos conteúdos, mantendo-o engajado e transformando-o em um defensor da marca. Além disso, sempre há novos potenciais clientes entrando no topo do funil.
Sugestão de conteúdo:
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!