Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual o significado de ser "fortemente tipado"?

Boa noite pessoal, lendo aqui no forum eu observei que uma das respostas foi essa: o JS não é fortemente tipado. Como estou bem no início dos meu estudos em programação, eu não tenho ideia do que isso significa. Alguém poderia me dar uma luz, por favor?

Obrigado!

4 respostas

Boa noite, Diego! Como vai?

Linguagem fortemente tipada seria aquela em que os objetos/variáveis tem um tipo bem definido e que precisa ser informado no momento de sua declaração. Um exemplo de linguagem que não é fortemente tipada é justamente o JavaScript. Nele não é preciso definir o tipo das variáveis ao declará-las, e esse tipo pode ser alterado a qualquer momento! Assim, uma mesma variável pode receber valores numéricos, texto, booleanos, dentre outros.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

solução!

Linguagens fortemente tipadas são linguagens que exigem que, na declaração de variáveis/funções, você já forneça o tipo desta variável/retorno da função.

Em JavaScript, que não é fortemente tipado, você pode simplesmente declarar uma variável assim:

var nome = "Maycon"

Aqui você não disse que a variável nome é uma String, e mesmo assim o código irá executar. Já em Java, que é uma linguagem fortemente tipada, você é obrigado a informar o tipo da variável:

String sobrenome = "Souza" ;

Caso você não identifique que a variável sobrenome é uma String, o código nem irá compilar.

Em ambos os casos você tem benefícios e desvantagens. Quando a linguagem é fortemente tipada, é mais fácil identifcar erros no código, e fica mais legível para outro programador ler. Já quando não é tipada, se você é um programador mais experiente, talvez consiga codificar e produzir mais rápido.

No fundo, é questão de gosto/costume. É possível fazer bons e péssimos códigos em ambos os casos.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Muito obrigado GabrieL e Maycon, deu para pegar a idéia sim. Ficou bem mais claro agora pra mim.

Abs

Por nada, Diego! Sempre que tiver qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum da Alura!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software